Novo Tópico da RedePsi

A RedePsi tem o prazer de anunciar seu mais novo Tópico: Winnicott “Clínica do Amadurecimento”
Considerando o crescente aumento de interesse para o novo paradigma da Psicanálise introduzido por D. W. Winnicott, convidamos o Prof. Dr. Zeljko Loparic, docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUCSP para fomentar este novo espaço.
Para inaugurar este Tópico apresentamos o curso INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE D. W. WINNICOTT, promovido pela PUC-SP – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica , organizado pelo Prof Loparic.
Esperamos que todos aproveitem muito. Abraços do pessoal da RedePsi
A RedePsi tem o prazer de anunciar seu mais novo Tópico: Winnicott “Clínica do Amadurecimento”
Considerando o crescente aumento de interesse para o novo paradigma da Psicanálise introduzido por D. W. Winnicott, convidamos o Prof. Dr. Zeljko Loparic, docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUCSP para fomentar este novo espaço.
Para inaugurar este Tópico apresentamos o curso INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE D. W. WINNICOTT, promovido pela PUC-SP – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica , organizado pelo Prof Loparic.
Esperamos que todos aproveitem muito. Abraços do pessoal da RedePsi
COORDENAÇÃO
Prof. Dr. Zeljko Loparic
ASSISTENTES DE COORDENAÇÃO
Profa. Elsa Oliveira Dias
Prof. Leopoldo Fulgêncio

Nos meios psicanalíticos profissionais, bem como em círculos intelectuais mais amplos, D. W. Winnicott é hoje considerado uma das figuras mais significativas da história da psicanálise. A sua extensa obra é dedicada, em primeiro lugar, à reformulação dos problemas fundamentais da clínica e da teoria psicanalíticas. Além de pôr em questão o primado da função sexual na vida dos indivíduos e das sociedades, afirmado por Freud, Winnicott propõe um novo paradigma para a psicanálise, baseado em problemas da relação originária da criança com a mãe e não mais em problemas gerados pela situação edípica. Winnicott trouxe contribuições não menos originais sobre uma série de temas que marcam a vida cultural e social dos nossos dias, tais como a origem e a natureza da moral, as raízes e as formas da agressividade, a criatividade humana, a solidão essencial do indivíduo humano, o significado da arte e da religião.

Com base no estudo sistemático da obra de D. W. Winnicott, este curso de extensão universitária aborda os aspectos centrais do pensamento winnicottiano, em especial a sua teoria do amadurecimento pessoal. Abordando a obra de Winnicott como um todo, o curso mostrará as suas interfaces com a história da psicanálise e apresentará as suas inovadoras contribuições teóricas para as áreas profissionais que se dedicam à compreensão dos distúrbios de bebês, crianças e adolescentes, buscando formas de tratamento e de prevenção. A pediatria, a enfermagem, a medicina psicossomática, a terapia ocupacional, a educação e a fisioterapia são algumas destas áreas.

Os professores responsáveis pelo curso fazem parte do GPFPP – Grupo de Pesquisa em Filosofia e Práticas Psicoterápicas do Núcleo de Práticas Clínicas -, que criou uma linha de pesquisa inédita no Brasil e vem desenvolvendo uma série de atividades acadêmicas (entre elas os Colóquios Winnicott), dedicadas ao estudo teórico, clínico, histórico, filológico e filosófico do pensamento winnicottiano.

DIRIGIDO A: psicoterapeutas, psiquiatras, educadores, fisioterapeutas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e outros profissionais envolvidos no desenvolvimento e/ou tratamento de bebês, crianças, adolescentes e adultos.

DURAÇÃO

De 19 / 03/ 03 a 26 / 06/ 03

Às quartas-feiras, das 19h30 às 22h30

LOCAL

PUC-SP – Unidade João Ramalho
Rua João Ramalho, 182 – Perdizes

PROMOÇÃO

PUC-SP – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica

CENTRO WINNICOTT

INFORMAÇÕES

Tel (11) 3873.3155

http://cogeae.pucsp.br
http://www.cle.unicamp.br/grupofpp

Vagas Limitadas – Realização sujeita ao número mínimo de inscrições

,

Comments are closed.