RedePsi - Psicologia

Notícias

Revista PSYU Nº7 – Coluna ABERTA (2) – Maio/2001

Uma visão na prática e no cultivo de Falun Dafa ou Falun Gong
Uma visão na prática e no cultivo de Falun Dafa ou Falun Gong
Existem muitos caminhos verdadeiros para entender o ser humano como ser espiritual, essa prática de cultivo é uma delas. Vem crescendo em popularidade desde 1992, quando seu fundador Li Hongzhi a tornou pública e agora está em mais de quarenta países e já alcançou um número de praticantes acima de cem milhões, em nove anos de existência. Os benefícios dessa prática vão além do bem estar do corpo e de suas energias internas e externas. Trata-se também de uma mudança mental interna na qual o praticante tem que cultivar sua mente e coração e seguir as características universais de Zhen Shan Ren – Verdade Compaixão Tolerância. A Verdade se refere a caminhar em direção ao seu verdadeiro eu; Compaixão se refere a ser uma pessoa com amor universal para com todos os seres e Tolerância refere-se a ser tolerante em qualquer situação e não perder a calma. Consiste também em praticar cinco séries de exercícios que são fáceis de aprender e uma série de meditação em que todo seu ser será trabalhado em harmonia e com propósitos específicos. O Falun Dafa deriva-se das Leis Universais da Escola do Buda (não do Budismo, mas com o mesmo objetivo em comum: o nada), da Escola do Tao (não do Taoismo, mas segue também o mesmo objetivo: o vazio) e da Escola Qimem.

“A Fa (lei) de Buda” é muito profunda. Entre todas as teorias no mundo, é a ciência mais complexa e extraordinária. Para explorar esse campo, a humanidade precisa alterar fundamentalmente a sua mentalidade convencional. Senão, a verdade do universo permanecerá para sempre um mistério para a humanidade e pessoas comuns engatinharão para sempre dentro das fronteiras delimitadas por sua própria ignorância. Então, o que é exatamente “A Fa de Buda”? É uma religião? É uma filosofia? Esse é somente o entendimento dos estudiosos e “budistas modernizados”, os quais meramente estudam as teorias. Na verdade, “A Fa de Buda” é uma visão sobre todos os mistérios. Ela inclui tudo e não deixa nada de fora – de partículas e moléculas ao universo, desde o menor ao maior. É uma exposição das características do universo, Zhen/Shan/Ren Verdade/Compaixão/Tolerância, expressa em níveis diferentes com diferentes significados. É também o que a Escola Tao chama de “Tao” ou o que a Escola Buda chama de “Fa”. Por mais avançada que a atual ciência humana tenha se tornado, ela é ainda somente uma parte dos mistérios do universo. Falun Dafa consiste na leitura do livro principal “Zhuan Falun”, escrito pelo mestre, onde vários temas são expostos, como: perda e ganho, transformação do karma, campo de energia; trabalhando as virtudes, concentração; transcendendo os cinco elementos, a linguagem cósmica; praticando um caminho do mal, consciência primária, tratamento através de qigong e outros métodos de cura, intenção da mente, a importância de um caminho, Guanding, Xinxing, Gong, entre outros assuntos necessários para cultivação e aprimoramento do ser. O que é requerido de nós praticantes, para assim realizar um crescimento contínuo, é estarmos cada vez mais nos assimilando às características do universo (Zhen/Shan/Ren).

Sou praticante do Falun Dafa há um ano e entrei em contato com essa prática na Indonésia, quando estava buscando por respostas. Minha preocupação principal, quando era acupunturista e massagista, era o bem estar do meu paciente onde, depois do tratamento, ele saía bem, mas sempre voltava um tempo depois com mais problemas e dores. Estava em busca de um entendimento maior do ser humano e assim que pudesse assim aplicar em meus pacientes, para que não voltassem a ficar com problemas, mas percebi que esse assunto é muito delicado e complexo para ser exposto aqui. Minhas perguntas não estão todas respondidas pelo fato de estar ainda começando nessa prática, mas me dei conta de que uma pessoa é responsável pelo seu próprio desenvolvimento físico, mental, espiritual; e quando nós mesmos assumimos essa tarefa, uma verdadeira mudança começa a ser realizada. Assim, convido vocês a conhecerm essa prática. Vocês mesmos, como seres especiais, em desenvolvimento.

Para maiores informações: http://www.falundafa-br.org ou http://www.falundafa.org .

JAN HENDRIX Jr., ESTUDANTE DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter