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Livro: Educação Ambiental

“Educação Ambiental : princípios/ história/ formação de professores”.

Autor: Fabio Cascino.

Editora Senac São Paulo.

Educação Ambiental: princípios, história, formação de professores, de autoria de Fábio Cascino, propõe formas de ação educacional para uma nova área do conhecimento identi …
“Educação Ambiental : princípios/ história/ formação de professores”.

Autor: Fabio Cascino.

Editora Senac São Paulo.

Educação Ambiental: princípios, história, formação de professores, de autoria de Fábio Cascino, propõe formas de ação educacional para uma nova área do conhecimento identi …
“Educação Ambiental : princípios/ história/ formação de professores”

Autor: Fabio Cascino

Editora Senac São Paulo

Educação Ambiental: princípios, história, formação de professores, de autoria de Fábio Cascino, propõe formas de ação educacional para uma nova área do conhecimento identificada com a maneira de pensar e de sentir a realidade da vida contemporânea.

Nesta da Editora SENAC São Paulo, alunos, docentes e profissionais da educação ambiental encontrarão, além de conceitos fundamentais, um relato histórico do ambientalismo, uma crítica a certas práticas tradicionais e indicações para uma ação educativa baseada na interdisciplinaridade.

“A associação de ambientalismo e ação educativa, isto é, a educação ambiental, implica necessariamente considerar problemas relativos a todas as formas de vida existentes. Excluir, segmentar, deixar de incluir aspectos da vida das sociedades, das culturas e dos indivíduos em suas estritas interações com o meio natural leva a incorrer em graves equívocos.

Dentro dessa perspectiva, Fábio Cascino considera que a educação ambiental não contém uma especificidade isolada, desconectada de outras práticas educativas: ela só existe enquanto área se considerada na estreita articulação de sua prática de produção e transformação do conhecimento com o conjunto do processo educacional.

A educação ambiental não se limita, assim, para o autor, ao estabelecido em recortes teóricos fechados, por ter a sua maneira de ser numa inserção prática de caráter eminentemente interdisciplinar – um fazer e um interferir educacional que provocam a interseção de múltiplas áreas do conhecimento. Diante dessa natureza prática da educação ambiental, importa, então, repensar-se a formação de professores, redimensionando suas forças de atuação, seu ambiente de trabalho e as interfaces deste com o ambiente externo à sala de aula, aos alunos e à comunidade escolar com um todo.”

Fábio Cascino é pedagogo, mestre em educação pela PUC
de São Paulo e atualmente cursa o doutorado na mesma
universidade. Professor do SENAC em Águas de São Pedro,
leciona na pós graduação em Educação Ambiental.

Autor da Opinião: RedePsi
Link Relacionado: Editora SENAC São Paulo

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