RedePsi - Psicologia

Notícias

As faces da loucura

As sociedades não entenderam a normalidade sempre da mesma maneira. A história das doenças mentais mostra que loucos somos todos nós. Quando falamos em pessoas normais, automaticamente pensamos naquilo que é o mais comum. Ou seja, a ausência de indicativos de não-normalidade, o sujeito médio, a maioria da população. Só que essa idéia é falha. Um estudo recente desenvolvido no Laboratório dePsiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo mostra justamente o contrário. Coordenado pela psicofarmacologista Clarice Gorenstein, o trabalho, que está em fase final, tinha como objetivo demonstrar os efeitos de medicamentos antidepressivos em pessoas que não precisam deles. Depois da entrevista, somente 50% dessas ganharam “atestado de normalidade”.

Fonte:[url=http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT832764-1719,00.html?Email=&Prod=GC&Tipo=AR&Pagina=http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT832764-1719,00.html&Troca=&Valido=S&Check=N&QtdInvalido=0]Revista Galileu Online[/url]As sociedades não entenderam a normalidade sempre da mesma maneira. A história das doenças mentais mostra que loucos somos todos nós. Quando falamos em pessoas normais, automaticamente pensamos naquilo que é o mais comum. Ou seja, a ausência de indicativos de não-normalidade, o sujeito médio, a maioria da população. Só que essa idéia é falha. Um estudo recente desenvolvido no Laboratório dePsiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo mostra justamente o contrário. Coordenado pela psicofarmacologista Clarice Gorenstein, o trabalho, que está em fase final, tinha como objetivo demonstrar os efeitos de medicamentos antidepressivos em pessoas que não precisam deles. Depois da entrevista, somente 50% dessas ganharam “atestado de normalidade”.

Fonte:[url=http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT832764-1719,00.html?Email=&Prod=GC&Tipo=AR&Pagina=http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT832764-1719,00.html&Troca=&Valido=S&Check=N&QtdInvalido=0]Revista Galileu Online[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter