Novidades para a Educação de surdos no Brasil

Foi lançado pela Edusp o Volume 4 da “Enciclopédia da língua de sinais brasileira: o mundo do surdo em libras”. O livro tem 1.009 páginas e é intitulado: “Sinais das Libras e o Mundo da Comunicação, da Religião e dos Eventos”.

Enviado por Fernando Capovilla
Foi lançado pela Edusp o Volume 4 da “Enciclopédia da língua de sinais brasileira: o mundo do surdo em libras”. O livro tem 1.009 páginas e é intitulado: “Sinais das Libras e o Mundo da Comunicação, da Religião e dos Eventos”.

Enviado por Fernando Capovilla
Escrevo para comunicar as boas novas de que, com o apoio da Capes, do
CNPq, da Fundação Vitae, da SEESP-MEC, e de uma série de outros órgãos,
o Volume 4 da ENCICLOPÉDIA DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA: O MUNDO DO
SURDO EM LIBRAS acaba de ser lançado pela Edusp.

Ele tem 1.009 páginas e é intitulado: SINAIS DA LIBRAS E O MUNDO DA
COMUNICAÇÃO, DA RELIGIÃO E DOS EVENTOS. Seu subtítulo é: COMO AVALIAR A
COMPETÊNCIA DE LEITURA EM SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AO MÉDIO E
ANALISAR PROCESSOS QUIRÊMICOS, SEMÂNTICOS E ORTOGRÁFICOS.

O volume se divide em duas partes, a primeira documenta mais uma
importante faceta do mundo do surdo brasileiro no seu idioma; a segunda
traz mais um instrumento original, totalmente validado e normatizado,
para avaliar a competência lingüística de estudantes surdos, de modo a
permitir descobrir quais são as condições de ensino ideais para cada
criança surda como função da idade da perda auditiva e do grau de perda
auditiva.

O volume 4 traz, ainda, um capítulo de cerca de 100 páginas que consiste
no primeiro mapeamento dos morfemas que compõem os sinais da Libras
(i.e., da estrutura morfêmica da Libras ilustrada por meio de um milhar
de sinais). Traz também um outro capítulo de cerca de 100 páginas que
faz revisão de literatura sobre o processamento e a estrutura da memória
de trabalho de surdos, o papel da fala interna e da sinalização interna,
o papel da leitura orofacial e de uma série de processos subjacentes aos
procedimentos oralistas para alfabetização, o papel da soletração
digital, da codificação proprioceptica e cinestésica, as relações entre
o desenvolvimento da Libras do Português, e assim por diante.

Agora já temos 4 volumes publicados:

VOLUME 1: O MUNDO DA EDUCAÇÃO; E COMO AVALIAR A COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS (PROCESSOS DE RECONHECIMENTO E DECODIFICAÇÃO) EM ESCOLARES SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AO MÉDIO. (680 páginas)

VOLUME 2: O MUNDO DAS ARTES E CULTURA, ESPORTES E LAZER; E COMO AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DE SINAIS (VOCABULÁRIO EM LIBRAS) DE ESCOLARES SURDOS DE 1A. A 8A. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. (827 páginas)

VOLUME 3: O MUNDO DA FAMÍLIA, RELAÇÕES FAMILIARES E CASA; E COMO AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DE LEITURA DE SENTENÇAS EM SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AO MÉDIO. (857 páginas)

VOLUME 4: O MUNDO DA COMUNICAÇÃO, DA RELIGIÃO E DOS EVENTOS; E COMO AVALIAR A COMPETÊNCIA DE LEITURA EM SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AO MÉDIO E ANALISAR PROCESSOS QUIRÊMICOS, SEMÂNTICOS E ORTOGRÁFICOS. (1.009 páginas)

Trata-se de material precioso para viabilizar a aplicação das Leis federais 10.172 e 10.436, dos planos da SEESP e do MEC, em conformidade com a Declaração de Salamanca, para a educação de superior qualidade do surdo brasileiro.

A enciclopédia traz uma bateria completa de 11 instrumentos de avaliação de competências lingüísticas de crianças surdas brasileiras. A bateria se encontra completamente normatizada e validada para amostra de 1.158 surdos do ensino fundamental ao médio, além de já implementada na Internet para teleavaliação de surdos em todo o território nacional.

Agora estamos finalizando a avaliação das competências lingüísticas de 5.000 escolares surdos provenientes de 14 estados da federação (RS, PR, SP, MS, RJ, ES, MG, DF, BA, CE, MA, PA, AM, AC) de modo a descobrir sob que condições de ensino se dá o melhor desenvolvimento de surdos com perda pré-lingual e com perda pós-lingual, separadamente.

Trata-se do maior empreendimento de pesquisa do mundo no gênero. Há uma coorte de fascinantes achados sendo revelados, de grande relevânca para a educação do surdo brasileiro. Por exemplo, inclusão em classe regular de ensino regular é melhor para deficientes auditivos com perda pós-lingual e/ou moderada; escola para surdos com ensino em Libras é melhor para surdos com perda pré-lingual profunda.

Para fazer avançar ainda mais a cidadania e o civismo, todos os recursos de direitos autorais provenientes da venda da Enciclopédia, assim como os da venda do Dicionário, são empregados integralmente para a produção de mais livros em benefício da educação da criança surda brasileira.

Gostaria de pedir a todos que nos ajudem a divulgar essas excelentes notícias para o bem de todas as 519 mil crianças surdas brasileiras que tanto precisam de materiais como este.

Meu abraço agradecido e fraterno a vocês.

Fernando Capovilla, Ph.D., LD
Professor, Instituto de Psicologia, USP
Av. Prof. Mello Moraes 1721
São Paulo SP 05508-900

Os interessados em adquirir a enciclopédia (volumes 1 a 4) podem fazê-lo por Internet. Basta consultar:

http://www.edusp.com.br/

A Enciclopédia pode ser encontrada já na 1a. página. Ou diretamente:
http://www.edusp.com.br/detlivro.asp?id=408700

Ou, se preferirem, podem telefonar para Telemarketing Edusp tel (11) 3091.4008, ou escrever para edusp11_edusp@recad.usp.br; eduspliv@usp.br.

Capovilla & Raphael (2004a). Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: Sinais de Educação.
Capovilla & Raphael (2004b). Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: Sinais de Artes e Cultura, Esportes e Lazer.
Capovilla & Raphael (2005a). Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: Sinais de Família, Relações familiares, e Casa.
Capovilla & Raphael (2005b). Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: Sinais de Religião e Eventos.

Capovilla & Raphael (2001). Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngüed a Língua de Sinais Brasileira (vols 1 e 2, 2a. ed.).

Estamos preparando a 3a. edição em colaboração com a Feneis, pois a 2a. está esgotada. os poucos volumes do Dicionário que restam podem ser adquiridos por meio do site da Imprensa Oficial do Estado: www.imprensaoficial.com.br/lojavirtual; sac@imprensaoficial.com.br; ojavirtual@imprensaoficial.com.br; ou telefone (11) 6099-9596, ou SAC 0800-123401

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