RedePsi - Psicologia

Notícias

Americano ‘usa mais TV, web e celular do que dorme’

Os americanos gastam mais tempo por dia na internet, usando o celular e assistindo à TV do que dormindo, de acordo com pesquisadores. Segundo estudo da Universidade Ball State, no Estado de Indiana, o cidadão médio do país fica nove horas por dia realizando essas atividades em que trava contato direto com a tecnologia.

Fonte: [url=http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/10/051007_mediaeuaro.shtml]BBCBrasil.com[/url]Os americanos gastam mais tempo por dia na internet, usando o celular e assistindo à TV do que dormindo, de acordo com pesquisadores. Segundo estudo da Universidade Ball State, no Estado de Indiana, o cidadão médio do país fica nove horas por dia realizando essas atividades em que trava contato direto com a tecnologia.

Fonte: [url=http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/10/051007_mediaeuaro.shtml]BBCBrasil.com[/url]Um dos autores do estudo, Bob Papper, observa que em média as pessoas passam três horas por dia usando dois dos meios de comunicação ao mesmo tempo.

“Pode-se dizer que isso ultrapassa qualquer coisa que teríamos imaginado dez anos atrás”, diz Papper.

As conclusões foram tiradas da observação dos hábitos de 400 pessoas. Os pesquisadores analisaram o uso das mídias por estes voluntários durante 5 mil horas.

Foi acompanhado o uso de 15 tipos de aparelhos e veículos de comunicação, incluindo TV, livros, revistas, telefones celulares, internet e e-mail.

Jovens

Os cientistas concluíram que durante a maior parte do dia as pessoas estão fazendo uso de algum tipo de mídia, o que faz disso de longe a mais recorrente atividade na vida das pessoas.

Assistir TV ainda é a atividade que, entre as analisadas, mais tempo ocupa as pessoas, de acordo com o estudo.

Em segundo lugar veio o uso do computador.

O estudo também chegou à constatação de que 56,9% utilizam os meios de comunicação em casa, enquanto 21,1% o fazem no trabalho, 8,3%, no carro, e 13,7%, em outros lugares.

Os resultados vão ao encontro de outros levantamentos feitos nos Estados Unidos a respeito de como as pessoas fazem uso das tecnologias de mídia.

Uma pesquisa da Nielsen Media Research já havia apontado que as famílias americanas vêem mais TV hoje em dia do que uma década atrás.

Mas o estudo de Papper e seus colegas parece contradizer a idéia de que são os jovens quem mais passa tempo conectado na internet.

Seus resultados indicam que as pessoas com idades entre 18 e 24 anos gastam menos tempo na rede do que qualquer outro grupo etário, com exceção de quem tem mais de 65 anos.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter