RedePsi - Psicologia

A avaliação e promoção de habilidades sociais de crianças e adultos

O reconhecimento crescente da importância da competência social para a qualidade das relações interpessoais, para a saúde e para o sucesso nos diferentes setores da atividade humana tem sido acompanhado da produção de conhecimento conceitual e metodológico em uma área denominada Treinamento de Habilidades Sociais.

Esse conhecimento tem sido aplicado à prática psicológica em áreas como Psicologia Clínica, Hospitalar, Organizacional, Escolar, da Saúde, entre outras.Este curso visa oferecer um panorama geral dos conceitos da área e dos recursos desenvolvidos para a avaliação e promoção do repertório social de crianças e adultos, com referências breves às pesquisas e trabalhos práticos desenvolvidos pelo Grupo Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS, www.rihs.ufscar.br). Apresenta alguns instrumentos e procedimentos de avaliação de habilidades sociais, produzidos ou validados em nosso meio, informando sobre a tecnologia atualmente disponível, com destaque para o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette, de Del Prette & Del Prette, 2001), destinados a jovens e adultos, com programa de apuração informatizada e para o Sistema Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (IMHSC-Del-Prette, Del Prette & Del Prette, 2005), com manual e CDs de aplicação e apuração.

O curso abrange também uma breve apresentação de procedimentos e técnicas do Treinamento de Habilidades Sociais, enquanto estratégia principal ou coadjuvante do atendimento clínico de crianças e adultos, com ênfase na metodologia vivencial desenvolvida pelos autores (Del Prette & Del Prette, 2001; Del Prette & Del Prette, 2005) e discute a importância da generalização da aprendizagem ocorrida em contextos clínico ou escolar para outros ambientes.

autor: Zilda A. P. Del Prette e Almir Del Prette (UFSCar)

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter