Análise do desenvolvimento infantiil na sindromeI de Pierre Robin

A Síndrome de Pierre-Robin é caracterizada fundamentalmente pela
associação de micrognatia, glossoptose e fissura palatina. Ao exame físico,
outros sinais podem ser evidenciados: crânio (hidrocefalia ou microcefalia);
olhos (catarata, glaucoma, microftalmia); nariz (base achatada); orelhas
(implantação baixa e/ou perda auditiva condutiva) e outras anormalidades
(malformações cardiovasculares, anormalidades esqueléticas, sindactilia,
nanismo). Segundo Sanvitto (1997), o retardo mental ocorre em aproximadamente
20% dos casos. Com base nestes dados, este trabalho tem por objetivo avaliar
(quantitativa e qualitativamente) o desenvolvimento infantil na Síndrome de
Pierre-Robin. Para tanto, investigou-se áreas do desenvolvimento
(desenvolvimento motor, linguagem, cognição, socialização e autocuidados)
presentes no Inventário Portage Operacionalizado (Aiello e Willians, 2001). Foi
selecionado uma criança com diagnóstico médico de Síndrome de Pierre-Robin, do
gênero masculino,!
com idade de 2 anos e 8 meses (no início do processo avaliativo). Os resultados
demostraram que a criança apresenta atrasos no desenvolvimento com relação à
cognição e linguagem. Obteve 18% de acertos dentre 16 itens na área de Cognição;
27% de acertos dos 30 itens na área Linguagem; 75% de acertos dentre os 8 itens
da socialização; 52% de acertos nos 27 itens na área de autocuidados e com
relação ao Desenvolvimento Motor, os acertos corresponderam a 59%. Os resultados
permitiram reconhecer comportamentos defasados nas áreas investigadas e
identificar elementos básicos necessários para a elaboração de procedimentos
interventivos com a criança, fortalecendo as etapas de desenvolvimento.

Autores: LIENE REGINA ROSSI
MARIANA SAN JORGE
MARIANA FERREIRA LEBOREIRO
NEUSA M.N. REYES
MARIA DE LOURDES M. TABAQUIM
SYLVIA MARIA CIASCA

Instituição: Hospital das Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas / UNICAMP

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