Elaboração de estratégias de capacitação para a aplicação de programas computadorizados de ensino de leitura

A Análise Experimental do Comportamento produz conhecimento sobre
relações entre aspectos do ambiente e propriedades do comportamento humano.
Promover, propositalmente, por meio de ensino, comportamentos humanos, implica
identificar e descrever comportamentos relevantes para lidar com situações de
interesse, em seus componentes (classes de estímulos antecedentes e subseqüentes
e classes de resposta) e de propor condições capazes de favorecer instalação e
manutenção destes comportamentos nas situações em que devem ser apresentados
pelos aprendizes. Propor objetivos terminais correspondentes às classes de
comportamentos a serem apresentadas pelos aprendizes ao final do programa para
lidar com a situação que o originou, descrever de forma completa as relações
comportamentais que compõem estes objetivos e analisar os objetivos terminais em
seus componentes mais específicos constituem comportamentos relevantes do
processo de elaboração de programas de ensino. A Unidade de I!
niciação à Leitura (UniLeit) foi desenvolvida para atender uma população
específica de escolares de risco, por meio da aplicação de programas
computadorizados de ensino de leitura especialmente desenvolvidos para esta
finalidade, envolvendo ensino de graduação e pós-graduação, realizadas como
parte das atividades curriculares de alunos de Psicologia em universidade
pública no interior de São Paulo. A maioria desses alunos chegam à UniLeit sem
conhecimentos prévios sobre a atividade a ser executada, necessários para se
inserirem na rotina do local. Com o objetivo de prepará-los para realizar seu
papel de agentes educativos, foi desenvolvido um programa de ensino no qual
foram identificados, analisados e descritos comportamentos desejados destes
indivíduos neste contexto. A partir da descrição do problema a ser resolvido, da
explicitação e comparação de desempenhos esperados e observados de alunos de
graduação no âmbito da UniLeit em aplicações de programas de ensino computadori!
zados, foram propostos objetivos terminais, classes de comportamentos desejadas,
as quais foram descritas em suas partes componentes de acordo com procedimentos
indicados por Botomé (1976, 1977, 1978, 1980). A partir dos objetivos propostos,
foram desenvolvidas condições de ensino para desenvolvimento das competências
desejadas para atuar na aplicação dos programas da unidade. Constituem
resultados deste trabalho: a) conjunto de 29 classes de comportamentos, de
diferentes níveis de especificidade, descritos em termos de relações
comportamentais (classes de estímulo antecedentes, classes de resposta e classes
de estímulos subseqüentes); b) condições para ensino destes objetivos, incluindo
apresentação oral de informações, leitura de manual de orientações, treino em
situação simulada e treino monitorado de aplicação dos programas), a serem
aplicadas a alunos de graduação que atuam como agentes educativos na unidade.

Autores: ANGELA BERNARDO DE LORENA
ANA LÚCIA CORTEGOSO (O)
PRISCILA CRESPILHO GRISANTE
THAÍZE SOUZA REIS

Instituição: UFSCar

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