Impacto de condições de capacitação para aplicação de programa computadorizado de ensino de leitura

Tendo como base um conjunto de objetivos comportamentais destinados a
capacitar alunos de graduação a aplicar programas computadorizados para ensino
de leitura a crianças e jovens de risco escolar, foi elaborado um programa de
ensino que consistia de aplicação seqüencial de um conjunto de condições de
ensino. Com o objetivo de avaliar a contribuição destas condições propostas,
foram obtidos dados sobre o desempenho dos graduandos, em algumas situações,
durante a aplicação do programa. O programa de capacitação dos graduandos
incluiu, nesta seqüência: a) apresentação oral em sala de aula, com informações
sobre local onde as atividades são desenvolvidas; b) leitura de manual de
orientações sobre essas atividades pelos participantes, indicando comportamentos
esperados dos agentes educativos; c) visita à unidade, incluindo apresentação do
local e das atividades ali desenvolvidas; d) simulação de aplicação do programa
computadorizado, com treinando aplicando programa e pesq!
uisadora no papel de usuário da unidade; e) execução monitorada de aplicação do
programa computadorizado. Para a coleta destes dados foi elaborada uma folha de
registro contendo 15 itens a serem avaliados por meio da observação direta,
sendo anotadas para cada um, acertos, erros e realização com ajuda. Os
resultados obtidos são de uma amostra de 12 participantes, divididos em 4
grupos, cada um submetido a algumas das condições de ensino propostas. No caso
do Grupo 1, os participantes foram expostos às condições a, d e e; os
participantes do Grupo 2, às condições a, b, c e e; os do Grupo 3, às condições
a, b, c e d. Os participantes do grupo 4 foram expostos a todas as condições
previstas. A análise do desempenho dos grupos mostrou que a média de acertos
para a realização da tarefa em cada grupo foi, respectivamente: 14%, 41%, 64% e
77%; a média de erros foi de 64%, 52%, 23% e 0,8%; a de realização da tarefa com
ajuda foi 21%, 0,4%, 0,4% e 1,3%. Estes resultados sugerem que as !
diferentes condições de ensino apresentam relações com o melhor ou pior
desempenho dos agentes educativos ao realizar a aplicação do programa, sendo
relações diferenciadas; foi alcançado o melhor nível de desempenho quando os
participantes foram expostos a todas as condições. Análises específicas de cada
condição serão realizadas, permitindo verificar em que medida todas são
necessárias ou se seria possível produzir um treino com a omissão de alguma
delas sem prejuízo para o resultado final, economizando no processo de preparo.

Autores: ANGELA BERNARDO DE LORENA
ANA LÚCIA CORTEGOSO (CO)
DEISY DAS GRAÇAS DE SOUZA (O)

Instituição: UFSCar

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