RedePsi - Psicologia

Intervenção psicológica durante tratamento fisioterápico de uma criança numa clínica-escola de fisioterapia

O objetivo deste trabalho é relatar o acompanhamento psicológico em uma
clínica-escola de fisioterapia, durante as sessões de fisioterapia, de uma
criança com 9 anos com diagnóstico de paralisia cerebral e hiperatividade. O
encaminhamento foi realizado pelas estagiárias de fisioterapia, as quais
relatavam apresentar dificuldades em executar os exercícios fisioterápicos com a
criança, ”a criança corre pela clínica toda e apresenta comportamentos de falta
de atenção, movimentos bruscos e não atende ao comando verbal.” Após observação
dos comportamentos da criança e das estagiárias de fisioterapia, realizadas pela
estagiária de psicologia, foram estabelecidas duas prioridades: 1) vinculação da
estagiária de psicologia a fim de desenvolver a confiança da criança, e 2)
adesão aos exercícios. O trabalho inicial da psicologia foi de identificar os
comportamentos-problema da criança, os comportamentos das estagiárias durante as
sessões de fisioterapia, e observar o ambiente, d!
iscriminando assim quais eram os estímulos que provocavam os comportamentos
inadequados e quais eram as variáveis que os mantinham. A equipe de fisioterapia
foi orientada e supervisionada pela estagiária de psicologia em utilizar a
técnica de aproximação sucessiva seguida de reforços diferenciais, levando ao
comportamento adequado. Sendo assim, pode-se compreender os comportamentos da
criança e orientar a equipe de fisioterapia como conduzir as atividades.
Conclui-se que estas condutas favoreceram o progresso do tratamento
fisioterápico da criança, ocorrendo modificação na queixa apresentada pelas
estagiárias de fisioterapia, isto é, adesão ao tratamento, e que a intervenção
psicológica e fisioterapêutica em conjunto possibilitaram resultados positivos
para o paciente, como também para os profissionais.

Autores: Maria Beatriz de Oliveira Tassoni
Adriana Said Daher Baptista (O)

Instituição: Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter