Relato sobre o uso de procedimento de ensino informatizado de leitura com crianças em risco de fracasso escolar

A posição atual da intervenção em psicologia nas escolas tem revelado
esforços de transformação do modelo tradicional de atuação -remediativo-, para o
de prevenção, numa ação junto aos profissionais da instituição, objetivando a
autonomia no alcance das suas metas. Com esta perspectiva, foi objetivo deste
estudo criar condições favorecedoras para um profissional da psicologia com
dificuldades para responder às demandas institucionais a ela colocadas, mudar
suas concepções sobre a atuação da psicologia e elaborar um plano de trabalho
factível para o setor. O estudo desenvolveu-se numa instituição de reabilitação
de uma cidade de porte médio, durante sessões de coleta e produção de dados, com
duração de uma hora e meia cada uma, num total de 8 sessões. Nestas sessões
estavam presentes a psicóloga e duas supervisoras, também psicólogas. O
procedimento de coleta e produção dos dados teve o formato de supervisão e
incluiu, seqüencialmente, os momentos de: a) listagem das at!
ividades previstas pela instituição para a psicóloga; b) elaboração de uma
matriz que identificava como condições de estímulo para cada atividade prevista
para o psicólogo, os participantes nela envolvidos, a descrição dos objetivos e
das ações/ procedimentos utilizados e critérios de alcance desses objetivos; c)
apresentação da matriz à psicóloga com instruções orais e modelo para o seu
preenchimento, fornecidos pelas supervisoras; d) análise pelas supervisoras das
matrizes preenchidas pela psicóloga, com correções que significaram a inclusão
de aspectos relacionados às atividades previstas, que não se apresentavam num
nível de detalhamento suficiente para orientar as ações da psicóloga, ou com a
exclusão de aspectos relacionados às atividades previstas, considerados
inviáveis ou desnecessários; e) conferência das matrizes analisadas e
complementadas pelas supervisoras, junto à psicóloga. Como resultado da
construção de condições de estímulo para as respostas da psicóloga, an!
álise das suas respostas diante destas condições e reapresentação de novas
condições de estímulo, a cada supervisão, obteve-se um mapeamento das ações do
psicólogo diante de situações profissionais específicas, na instituição, o que
permitiu a elaboração de um plano de trabalho factível para o Setor de
Psicologia, que incluiu o que fazer, porque fazer e como fazer. Além disso,
reafirmou a supervisão como um procedimento apropriado para auxiliar
profissionais na compreensão das suas ações, com a autonomia necessária para
fazer mudanças quando necessário.

Autores: Ana PAula Vedovato MAestrello
Leila Maria do Amaral Campos Almeida (O)

Instituição: Universidade Mestodista de Piracicaba (UNIMEP)

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