RedePsi - Psicologia

Notícias

Distúrbios que contribuem para a obesidade.

Por muito tempo, acreditou-se que os obesos apresentavam mais transtornos psicológicos do que o restante da população, porém, hoje sabe-se que não há maiores níveis de doença mental na população de obesos quando comparada à de não obesos.
Por muito tempo, acreditou-se que os obesos apresentavam mais transtornos psicológicos do que o restante da população, porém, hoje sabe-se que não há maiores níveis de doença mental na população de obesos quando comparada à de não obesos.
Existem, entretanto, alguns distúrbios psiquiátricos que podem predispor indivíduos de peso normal a tornarem-se obesos, entre os quais pode-se citar: a Síndrome da Compulsão Alimentar Noturna, o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica e
a Depressão Atípica. Quando reconhecidos, esses distúrbios devem ser tratados para evitar o desencadeamento da obesidade
ou o agravamento do quadro.

De acordo com Táki Cordas, médico psiquiatra da USP, a Síndrome da Compulsão Alimentar Noturna pode atingir até 10% dos obesos e é caracterizada por episódios de ingestão alimentar que ocorrem exclusivamente no período noturno, após o início do sono.

Os portadores deste distúrbio geralmente possuem hábitos alimentares adequados durante o dia, mas à noite sentem uma enorme necessidade de se alimentarem e, caso não o façam, não conseguem dormir. Os sintomas da Compulsão Alimentar Noturna são compatíveis com os do Distúrbio do Sono e dos Transtornos Alimentares.

O Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica é uma doença que pode estar presente em 30% da população de obesos que buscam tratamento. Ele se caracteriza pela ingestão, em um curto período de tempo, de uma quantidade de comida definitivamente superior ao que a maioria das pessoas seria capaz de consumir.

Indivíduos com este transtorno possuem a sensação de completa perda de controle sobre o comportamento alimentar. Estudos apontam que os obesos compulsivos tendem a ter mais recaídas durante o emagrecimento do que os obesos não compulsivos, dificultando o sucesso do tratamento.

A Depressão Atípica é um quadro que se caracteriza por uma piora do humor seguida por uma aumento significativo do apetite. Neste quadro, muitas vezes observa-se melhora momentânea do humor em resposta a eventos positivos ocorridos na vida do indivíduo (por exemplo, promoção no trabalho, viagens, etc.). Esta melhora aparente pode camuflar os sintomas da depressão e levar a um atraso do diagnóstico, contribuindo para o estabelecimento da obesidade.

Fonte: [url=http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/050926_psy_disturbios.htm]www.uol.com.br[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter