RedePsi - Psicologia

Notícias

Depressão ligada à chegada da menopausa.

Dois estudos diferentes mostraram que os riscos de uma mulher ter depressão aumentam quando ela chega na menopausa.
Dois estudos diferentes mostraram que os riscos de uma mulher ter depressão aumentam quando ela chega na menopausa.
Um dos estudos mediu o nível de hormônio em 231 mulheres durante oito anos, na Filadélfia, e descobriu que a chance de uma mulher ficar com depressão aumenta conforme os hormônios mudam.

Ellen Freeman, da Universidade da Pennsylvania, dá uma mensagem às mulheres: “não está tudo na sua cabeça”, dando uma importância à questão hormonal nestes casos.

A maioria das mulheres chegam à menopausa sem sofrer de depressão, mas os novos estudos sugerem que algumas podem ser mais sensíveis à transição.

Segundo o Dr. Lee Cohen, da Escola de Medicina de Harvard, um dos autores do segundo estudo, “há um subgrupo de mulheres que, por múltiplas razões, podem ser mais vulneráveis”. Ele acompanhou 460 mulheres durante seis anos, em Boston.

O estudo da Filadélfia mostrou que as mulheres que tinham um histórico de TPM, tiveram mais chances de experimentarem a depressão quando chegaram à menopausa.

Segundo Cohen, “aquelas que desenvolverem depressão realmente precisarão ser tratadas”, por meio de terapias, anti-depressivos ou ambos, disse ele. “O tratamento hormonal pode ser eficiente com algumas mulheres”, completou.

Fonte: [url=http://www.intelihealth.com/IH/ihtIH/WSIHW000/333/8014/456250.html]www.intelihealth.com[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter