RedePsi - Psicologia

Notícias

Europa apresenta o maior consumo de álcool do mundo

A Organização Mundial de Saúde calcula que na Europa o consumo alcoólico per capita seja o dobro em relação à média mundial, assim como a ocorrência de doenças relacionadas ao álcool.
A Organização Mundial de Saúde calcula que na Europa o consumo alcoólico per capita seja o dobro em relação à média mundial, assim como a ocorrência de doenças relacionadas ao álcool.
O álcool é o terceiro fator de risco de morte, depois da hipertensão e do fumo, e o principal fator entre os jovens.

Acredita-se que a mortalidade ligada ao álcool tenha aumentado em cerca de 15% de 2000 a 2002, e hoje represente 6,3% de todas as causas de morte na região européia.

Estes dados foram apresentados pela OMS em uma reunião organizada em Roma pelo Instituto Superior de Saúde – ISS, por ocasião da quinta edição da Jornada pela Prevenção do Alcoolismo.

O consumo de álcool na Europa setentrional e oriental já atingiu um nível elevado e continua a aumentar, enquanto o consumo na Europa sul-ocidental parece se estabilizar após a diminuição registrada nos últimos dez anos.

As mulheres européias representam de 20% a 30% do consumo total de álcool na Europa, a taxa mais alta do mundo.

Ainda de acordo com os dados da OMS, “os homens apresentam uma mortalidade e uma ocorrência de doenças ligadas ao álcool maiores do que as mulheres. Os jovens são particularmente atingidos, sendo que mais de um terço da ocorrência de doenças nos homens e cerca de 14% nas mulheres, entre os 15 e os 30 anos de idade, é resultado do consumo de álcool”.

“Os efeitos negativos do álcool parecem ainda mais nítidos quando misturados com a pobreza e a desnutrição”, diz a OMS.

A organização propõe algumas políticas para a contenção deste problema nos Estados membros da União Européia no documento Saúde 21, segundo o qual até 2015 os efeitos negativos para a saúde derivados do tabaco, do álcool e das drogas deverão sofrer uma redução significativa.

Fonte: [url=http://www.antidrogas.com.br/mostranoticia.php?c=3233&msg=Europa]www.antidrogas.com.br[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter