RedePsi - Psicologia

Notícias

Morar com parceiro engorda a mulher, diz estudo

Um estudo mostrou que as mulheres que vão morar com seus namorados ou maridos acabam normalmente ganhando peso.
Um estudo mostrou que as mulheres que vão morar com seus namorados ou maridos acabam normalmente ganhando peso.
Segundo a pesquisa, a razão para as mulheres nessa condição engordarem pode ser o fato de comerem porções de comida de tamanhos preferidos dos homens e de cederem ao desejo de comer alimentos mais pesados e tomar vinho.

Quando combinados com o uso da pílula anticoncepcional ou com a gravidez, esses hábitos podem ter um grande impacto sobre a silhueta das mulheres, segundo o autor do estudo, David Haslam. “Os homens são realmente muito ruins para as mulheres”, diz ele.

Segundo Haslam, as pesquisas mostraram que as mulheres tendem a ganhar peso quando moram junto com homens e começam a dividir suas refeições com eles, que necessitam intrinsecamente mais energia e têm por isso mais apetite.

“Se você está comendo a refeição da noite com seu parceiro, isso se torna um evento social e não mais somente uma necessidade. Você pode comer mais e talvez coisas mais exageradas”, diz.

Os casais podem sair com mais freqüência para ir a restaurantes. As mulheres podem fazer menos exercícios quando estão numa relação amorosa, deixando de ir à academia de ginástica para passar mais tempo com seus parceiros.

As pílulas anticoncepcionais que elas escolhem também podem ter um impacto. A pílula foi associada a um ligeiro ganho de peso entre algumas usuárias nos três primeiros meses. Seguidas gestações também podem levar a um ganho de peso.

“Cada fator individual para ganho de peso já é sério o suficiente, mas todos juntos podem levar a um aumento significativo”, diz Haslam.

Mudanças sociais significam que as mulheres podem ser menos ativas fisicamente que suas bisavós eram, fazendo menos tarefas domésticas graças aos aparelhos modernos, à divisão das tarefas com o parceiro ou pagando outras pessoas para fazê-las.

Alguns estudos já mostraram que casais casados ganham peso, enquanto que aqueles que se divorciam perdem peso.

Haslam enfatizou que é importante não generalizar e que manter um relacionamento tem várias influências positivas e ganhos também.

Ele disse que é importante também para os indivíduos olhar seus próprios estilos de vida e fazer mudanças saudáveis se necessário.

Fonte: [url=http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2005/10/051014_mulhergordarw.shtml]www.bbc.co.uk[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter