Casamento infeliz pode afetar saúde de idosos

Um casamento conturbado pode acelerar o declínio de saúde que vem naturalmente com a idade, segundo um estudo.
Um casamento conturbado pode acelerar o declínio de saúde que vem naturalmente com a idade, segundo um estudo.
A Dra. Debra Umberson, uma das responsáveis pelo estudo, disse acreditar que esse é o primeiro trabalho que trata dos efeitos que problemas no casamento podem ter sobre a saúde com a chegada da idade.

Umberson, que chefia o departamento de Sociologia da Universidade de Texas-Austin, disse que há várias razões pelas quais pessoas mais velhas podem ser afetadas por questões no casamento.

Assim como o fumo, o estresse crônico tem um efeito cumulativo sobre a saúde e, além disso, pessoas com mais idade são mais suscetíveis aos seus efeitos, em decorrência do declínio do sistema imunológico.

Os pesquisadores basearam o trabalho numa pesquisa com adultos americanos que começou em 1986, com 1.049 homens e mulheres entrevistados.

Os participantes foram convidados a responder questões sobre a relação conjugal, se se sentiam amados ou não, preocupações e se desacordos ou brigas aconteciam freqüentemente.

Simultaneamente, os participantes tinham de classificar a própria saúde entre avaliações que iam de “ruim” até “excelente”.

A piora da saúde de homens e mulheres com problemas conjugais não apresentou grandes diferenças, mas quando os pesquisadores separaram os dados por grupos de idade – 30, 50 e 70 anos no início do estudo – somente o grupo de idade mais avançada demonstrava sofrer com o problema.

Da mesma maneira, só os participantes de mais idade que tinham um casamento estável e feliz demonstraram ter benefícios em suas saúde.

“Casais infelizes têm uma razão a mais para tentar melhorar seus relacionamentos”, disse Umberson. “A sua saúde pode depender disso”.

A pesquisadora disse que aconselhamento profissional é a medida mais eficiente para resolver problemas conjugais, mas notou que casais de mais idade são menos abertos a essa alternativa.

Fonte: [url=http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/05/060418_casamentoidosos_crg.shtml]www.bbc.co.uk[/url]

,

Comments are closed.