RedePsi - Psicologia

Notícias

Estudo: por que as mulheres vivem mais do que os homens ?

As mulheres geralmente sobrevivem aos homens, e investigadores estão explorando as razões desta situação.
As mulheres geralmente sobrevivem aos homens, e investigadores estão explorando as razões desta situação.
A Evolução poderia representar um papel nesta ocorrência, observam pesquisadores na revista “Human Nature”. Mas outros fatores também trabalham a favor das mulheres, e é possível para qualquer indivíduo – homem ou mulher – trabalhar para ter uma vida mais longa e mais saudável.

A tendência de uma maior expectativa de vida para as mulheres existe há muito: em 2004, a expectativa de vida para mulheres norte-americanas era de 5,2 anos a mais do que os homens. Mas esta situação não ocorre apenas nos Estados Unidos. Baseado em informações recentes, investigadores britânicos predisseram que 2006 será possivelmente um ano de maior sobrevida das mulheres em relação aos homens, no mundo inteiro, até mesmo nos países mais pobres.

Segundo os pesquisadores, o menor tempo de vida dos homens poderia estar ligado a um comportamento mais arriscado do sexo masculino, além de uma maior competitividade entre si, que os homens habitualmente enfrentam. Por outro lado, a principal causa de morte entre as mulheres, a mortalidade no parto, tem sido cada vez mais reduzida em todo o mundo.

Porém, tanto os homens como as mulheres podem tomar atitudes que os conduzam a uma vida mais longa e saudável. Atitudes como realizar exercícios, alimentar-se adequadamente, reduzir o estresse, evitar os comportamentos de risco, etc, contribuem para o prolongamento do tempo de vida em ambos os sexos.

Fonte: [url=http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=6338]www.uol.com.br[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter