Ligações telefônicas evitam novas tentativas de suicídio

A tentativa de suicídio é uma situação de difícil abordagem na prática médica. É freqüente a repetição posterior de uma tentativa de suicídio frustrada, principalmente se o paciente não recebeu o tratamento e acompanhamento que seriam os mais adequados.
A tentativa de suicídio é uma situação de difícil abordagem na prática médica. É freqüente a repetição posterior de uma tentativa de suicídio frustrada, principalmente se o paciente não recebeu o tratamento e acompanhamento que seriam os mais adequados.
Na revista “British Medical Journal” da semana passada, um artigo avaliou o acompanhamento telefônico de pacientes que tentaram suicídio e seus impactos. A intervenção consistia em contatar o paciente, por telefone, um ou três meses após a alta do serviço de emergência.

Nessa ligação era avaliada a resposta ao tratamento prescrito no momento da alta e realizado ajustes do mesmo. O meio telefônico foi uma maneira pró-ativa de se contatar os pacientes e assegurar-se que recomendações e medicamentos estivessem sendo utilizados.

Os resultados mostraram que a ligação telefônica, um mês após a tentativa de suicídio, pode ajudar a reduzir o número de novas tentativas, em um ano.

Fonte: [url=http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=6355]www.bibliomed.com.br[/url]

,

Comments are closed.