RedePsi - Psicologia

Notícias

Inclusão digital ajudará no tratamento de saúde mental

Pacientes em tratamento psiquiátrico, internados no Hospital Ulisses Pernambucano, no bairro da Tamarineira, Recife, passam a ter acesso a um Centro de Informática (Infocentro) dentro da unidade de saúde.
Pacientes em tratamento psiquiátrico, internados no Hospital Ulisses Pernambucano, no bairro da Tamarineira, Recife, passam a ter acesso a um Centro de Informática (Infocentro) dentro da unidade de saúde.
A inauguração do espaço, com 10 computadores, foi realizada pelo secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Florival Carvalho, na presença de médicos, pacientes e representantes de instituições parceiras.

De acordo com a gerente de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde, Jane Lemos, o centro, viabilizado por meio de convênio entre governos federal e local, vai contribuir para melhoria da saúde mental dos internos e promover a inclusão social. “Oferecer espaços para que os doentes mentais possam se inserir cada vez mais na sociedade é um dos pontos enfatizados pelo processo de reforma da assistência psiquiátrica do Ministério da Saúde”, ressaltou Lemos.

O coordenador de Cultura Digital do Ministério da Cultura, Felipe Machado, destacou que técnicos da instituição irão repassar conhecimentos a partir de debates com a comunidade hospitalar. “Telecentro não é só colocar os computadores em uma sala e interligar a internet. A gente tem todo um conhecimento especializado em tecnologias da informação, mas, nada vai ser imposto. Os usuários, acompanhados por médicos e familiares, vão decidir, o querem aprender”, observou.

Machado disse que a situação é diferente porque será preciso ofertar as oficinas conforme a disponibilidade e condições de saúde dos pacientes para acompanhar as aulas. O projeto de inclusão digital também prevê a instalação de outros Infocentros na capital, em associações de bairros, organizações não-governamentais e instituições que desenvolvem atividades com grupos especiais, a exemplo de idosos, crianças superdotadas e deficientes visuais.

Fonte: [url=http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/saude/2427001-2427500/2427397/2427397_1.xml]http://ultimosegundo.ig.com.br[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter