RedePsi - Psicologia

Notícias

Um em cada três britânicos ‘sofre de paranóia’

Uma em cada três pessoas sofre de paranóia ou suspeita excessiva na Grã-Bretanha, segundo um estudo do Instituto de Psiquiatria do King’s College, de Londres.
Uma em cada três pessoas sofre de paranóia ou suspeita excessiva na Grã-Bretanha, segundo um estudo do Instituto de Psiquiatria do King’s College, de Londres.
Uma equipe do instituto entrevistou 1,2 mil pessoas para saber se elas tinham medo de ser prejudicadas por outras pessoas e concluíram que os níveis de paranóia são muito mais altos do que se imaginava, e quase tão altos quanto os níveis de depressão e ansiedade.

Segundo os pesquisadores, a paranóia pode causar problemas sérios para a qualidade de vida das pessoas que sofrem da condição.

O estudo concluiu que 40% dos entrevistados se preocupam regularmente com comentários negativos feitos sobre eles; 27% acreditam que outras pessoas tentam irritá-los deliberadamente; 20% se preocupam em estar sendo seguidos ou observados; 10% acham que alguém está “armando” alguma coisa contra eles; e 5% se preocupam que haja uma conspiração para prejudicá-los.

“Estamos impressionados com o quão comum são os sentimentos de paranóia e suspeita entre a população”, disse o pesquisador Daniel Freeman.

“Compreensivamente, há certas instâncias em que é importante ter cautela, como na hora de sacar dinheiro de um caixa eletrônico sem chamar atenção, ou ao andar em uma rua mal iluminada à noite.”

“Depois dos atentados em Londres, no ano passado, é natural que os passageiros do metrô estejam mais vigilantes do que antes.”

“Mas nossa pesquisa mostra que pode haver uma tendência a exagerar nossos medos”, disse Freeman.

“Nosso estudo mostra quantos de nós nos preocupamos – provavelmente desnecessariamente – sobre algo que pode não acontecer, em vez de nos concentrarmos na parte mais divertida e produtiva de nossas vidas.”

Fonte: [url=http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/07/060703_paranoiabritanicos_ba.shtml]www.bbc.co.uk[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter