RedePsi - Psicologia

Notícias

Busca por músculos pode levar homens à hábitos não saudáveis

As mulheres não são as únicas na sociedade americana que sentem a pressão para atingir o corpo perfeito.
As mulheres não são as únicas na sociedade americana que sentem a pressão para atingir o corpo perfeito.
Uma nova pesquisa sugere que homens que se sentem pressionados a terem um corpo musculoso, podem apresentar alguns sintomas de distúrbios alimentares, uso de esteróides e uma preocupação pouco saudável com o levantamento de peso.

“Os homens vêem esses homens idealizados musculosos na mídia e sentem que seu corpo não simplesmente não combina”, diz Tracy Tylka, autora do estudo, da Universidade Estadual de Ohio.

“Para alguns homens, isso poderia levar à comportamentos não saudáveis e potencialmente perigosos para tentar atingir essa meta.”

“Esse fenômeno com os homens é mais recente, em relação àquele observado com as mulheres e sua busca pela magreza,” afirma Tylka.

Para testar como essa ênfase no corpo musculoso afetou os homens, Tylka estudou 285 universitários. Ela perguntou à eles uma variedade de questões para determinar o quanto eles se sentiam pressionados pela família, amigos, parceiros românticos e a mídia para terem um corpo musculoso.

Os resultados mostraram que quanto mais pressão o homem sente, mais ele sente que deve viver com esses ideais. “Eles começam a acreditar que o único corpo masculino atraente é aquele musculoso. E quando eles internalizam esta crença, eles julgam eles mesmos de acordo com esse ideal, facilitando o aparecimento de hábitos não saudáveis.”

Fonte: [url=http://www.newswise.com/articles/view/522587/]www.newswise.com[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter