RedePsi - Psicologia

Notícias

Lançado hoje o “Atlas de Saúde do Brasil”

A partir desta quinta-feira (24/8) estará disponível, no site do Ministério da Saúde, o Atlas de Saúde do Brasil, com informações sobre mortalidade, morbidade e imunizações.
A partir desta quinta-feira (24/8) estará disponível, no site do Ministério da Saúde, o Atlas de Saúde do Brasil, com informações sobre mortalidade, morbidade e imunizações.
“A idéia é dar visibilidade ao painel da saúde no país. Um mapa facilita a compreensão dos dados. É mais fácil entender indicadores numéricos do que em um gráfico ou em uma lista”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, na quarta-feira (23/8), durante o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, no Rio de Janeiro. Segundo ele, a experiência já foi feita com sucesso nos Estados Unidos e no Canadá.

O Atlas de Saúde do Brasil terá apenas versão eletrônica, na internet, e será direcionado a estudantes, profissionais de saúde e gestores públicos. O projeto é fruto de parceria de órgãos ligados ao Ministério da Saúde com outras instituições, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que forneceu dados populacionais.

A novidade disponibiliza indicadores produzidos de 2000 a 2006. As informações são distribuídas por estados ou municípios. “Mostramos o que um estado tem de diferente do outro”, disse Barbosa.

Ao acessar o item Mortalidade, por exemplo, o usuário encontra uma extensa lista de indicadores, incluindo causas externas, como violência. Ao clicar em Violência, são exibidos vários índices relativos aos tipos de violência, como a agressão. A partir dali, chega-se aos índices de agressão que foram disponibilizados pelos serviços de saúde em todos os estados e municípios brasileiros.

De acordo com os índices disponíveis no novo serviço, os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro apresentam índices de agressão que vão de 41,56 a 73 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Em Minas Gerais e no Pará, esses índices são bem mais baixos, respectivamente 14,6 a 22,7 para cada 100 mil.

Os indicadores de morbidade incluem informações sobre doenças como Aids, dengue, febre tifóide, leishmaniose e tuberculose.

Atlas de Saúde do Brasil: [url=www.saude.gov.br/svs/atlas]www.saude.gov.br/svs/atlas[/url]

Fonte: [url=http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=5989]Agência FAPESP[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter