RedePsi - Psicologia

Colunistas

O ciúme visita o divã.

As definições do que seria o ciúme compartem alguns elementos centrais: é uma reação frente a uma ameaça real ou imaginaria, e visa eliminar os riscos da perda do ser amado. Também podemos entender o ciúme como uma emoção provinda da noção de que a pessoa amada desvia sua atenção para outro, o que coloca em risco nossa segurança afetiva. Em síntese, podemos definir ciúme como uma emoção, que pode ir do ataque físico ao choro, como uma forma de desabafar.

O que é ciúme?
As definições do que seria o ciúme compartem alguns elementos centrais: é uma reação frente a uma ameaça real ou imaginaria, e visa eliminar os riscos da perda do ser amado. Também podemos entender o ciúme como uma emoção provinda da noção de que a pessoa amada desvia sua atenção para outro, o que coloca em risco nossa segurança afetiva. Em síntese, podemos definir ciúme como uma emoção, que pode ir do ataque físico ao choro, como uma forma de desabafar.

Como ele se manifesta?
Manifesta-se numa relação com um outro emocionalmente significativo, através de atos e palavras. Está relacionado à ameaça de perda afetiva importante. O ciúme nem sempre se dá em uma relação de amor entre adultos, também as crianças podem sentir-lo. O nascimento de um irmão pode deslocar o foco de atenção dos pais ao recém nascido, gerando ciúmes no irmão maior.
O ciúme geralmente surge quando uma pessoa sente que um rival (real ou imaginário) passa a receber as atenções da pessoa amada. Por outro lado, se a pessoa possui uma auto-imagem muito debilitada e fragmentada poderá haver nele uma predisposição para sentir ciúmes, que pode inclusive tornar-se patológico

Existe alguma origem?
Para Freud o ciúme faz parte da natureza humana e se instala na infância, tendo como ponto central o complexo de Édipo, ou seja, o ciúme que a criança sente do pai que ama Já para alguns autores o ciúme seria o medo disfarçado em amor, ou fruto de relações narcisistas na infância.

Ciúme é algum tipo de doença?
O ciúme é um sentimento inerente ao ser humano. Todos podemos tê-lo em algum momento. O ciúme, assim como o amor e ódio se perfilam como os sentimentos mais importantes do homem e devem ser observados, sentidos e trabalhados. Sendo ele um sentimento tão forte , pode transitar entre o amor e o ódio, podendo levar a pessoa demasiado ciumenta a perder o controle da situação emocional.

Quais são as causas?
Podem ser de origens diversas. Exemplo: experiências de amor não correspondido (infância, adolescência e fase adulta), insegurança, baixa auto-estima, narcisismo, dependência emocional entre outros, e não se perfila necessariamente como sinônimo de inadequação à vida ou doença.

Todo mundo diz que ciúme é algo errado. O Senhor concorda?
Difícil tratar o tema o ciúme como algo certo ou errado. Melhor pensar como dificuldade emocional e utilizar esta energia de um modo mais adaptativo e adequado, permitindo que este sentimento se transforme em um impulso de crescimento e realização pessoal. O ciúme é inerente a todo ser humano, é algo natural, sua ausência ou excesso é que podem prejudicar o relacionamento

A paranóia e a obsessão estão relacionadas ao ciúme?
O ciúme esta relacionado com fantasias negativas, o que pode gerar um certo nível de paranóia.

A falta de segurança e a fragilidade na relação podem desencadear o ciúme?
Podem sim, mas o processo também pode dar-se de modo inverso, ou seja, o ciúme como motor da insegurança e da fragilidade da relação

Existe ciúme sadio?
Podemos entender como ciúme sadio aquele que encontra expressões adequadas às emoções negativas que estão na sua base. Já o ciúme patológico seria uma saída destrutiva que prejudica em muito o ciumento e a seu companheiro.

Alguém pode matar por ciúme?
Os crimes passionais podem, de algum modo estar vinculados a algum tipo de ciúme. Podem ser fruto de um narcisismo exagerado que se apresenta como reações doentias tais como os ciúmes paranóicos, obsessivos e delirantes.

Todo mundo sofre de ciúme?
Podemos pensar que sendo o ciúme um sentimento inerente ao ser humano, todos nós já o vivenciamos em algum momento. Indivíduos com baixa auto-estima ou aqueles que se relacionam com pessoas que ao seu ver não valem a pena, podem não vivenciar conscientemente o ciúme, mas não porque não o tenham, mas por elaboração de defesas psíquicas tais como a resignação e a negação.

Como conviver com a pessoa que tem o ciúme à flor da pele?
Uma relação adulta entre duas pessoas já produz por si mesma uma certa carga de tensão emocional, que podem expressar-se de diferente formas. As explosões de raiva, hostilidade e violência decorrentes do ciúme afetam a relação e dificultam o dia a dia. Caso a situação saia do limite tolerável, pode ser necessário buscar apoio emocional para entender quais processos estão operando na base do ciúme. Sair da “flor da pele”, aprofundar, alcançar a alma e o coração.

Uma relação pode ser feliz sendo os dois parceiros (a) ciumentos?
Felicidade é um termo que pertence ao campo da subjetividade, das possibilidades e das auto-percepções. Deixemos que cada um responda a esta pergunta olhando dentro de si mesmo, de suas próprias necessidades e ciúmes. Auto-avaliação emocional é como um prato de feijão simbólico, engorda a auto-imagem e faz crescer emocionalmente.

Existe algum momento da relação amorosa em que está mais aberto ao ciúme?
O ciúme pode se instalar na relação em vários momentos e por diversos motivos. Ao inicio pode ser que ele surja devido à insegurança, baixa auto-estima, imaturidade emocional ou outros aspectos emocionais relacionados á história afetiva de um ou ambos os sujeitos da relação. Depois, pode surgir pelo medo do abandono, da solidão, da sensação de perda emocional, de controle, da forma como o casal construiu seu espaço de intimidade e dialogo, e, sobretudo a forma como o casal enfrenta suas dificuldades.

Depois do barraco provocado pelo ciúme vem a vergonha e a frase “nunca mais eu vou fazer isso”. O senhor acredita que isso possa existir?
Acredito sim. Acredito sempre na capacidade que as pessoas têm de crescer, de aprender de seus atos, palavras e sentimentos, mesmo que seja um processo difícil. Por um lado, pode se instalar o desejo de mudar para não perder a pessoa amada e por outro lado, pode se instalar o medo de analisar, de se olhar, de deixar a superficialidade da “flor da pele” e buscar afetos, sentimentos e emoções mais profundos, de trabalhar as causas e não somente os efeitos.
Entrevista concedida ao Jornal O SEXO; Rio de Janeiro
Respostas por: Paulo Bonança C.R.P 05-30190
Psicólogo e Sexólogo
Diplomado em Sexualidade Humana pela Universidade Diego Portales- Chile-
Autor da Tese “A AIDS entre os homossexuais; A confissão da soropositividade ao interior da família”.
Membro da SBRASH (Sociedade Brasileira de Estudos da Sexualidade Humana)
Rio de Janeiro, Copacabana (21) 2236-3899, 9783-9766
www.paulobonanca.com
[email protected]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter