RedePsi - Psicologia

Notícias

4ª Semana Nacional pela Democratização da Comunicação

4ª Semana Nacional pela Democratização da Comunicação.

[i]Para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, todos precisam ter voz! [/i]4ª Semana Nacional pela Democratização da Comunicação.

[i]Para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, todos precisam ter voz! [/i]Uma série de atividades marcarão, de 18 a 25 de outubro, em São Paulo, a 4ª Semana Nacional pela Democratização da Comunicação (veja abaixo a programação completa e a lista de organizadores). A solenidade de entrega do 28º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos / II Prêmio Vladimir Herzog de Novos Talentos encerram a programação na noite do dia 25, no Parlamento Latino-Americano. Uma reunião de avaliação das atividades e preparatória do I Encontro Paulista pela Democratização da Comunicação já está marcada para o dia 9 de novembro.

Por que democratizar a Comunicação

No Brasil, nove famílias controlam as principais empresas e meios de comunicação do país. Enquanto elas falam o que querem e como querem, 175 milhões de pessoas escutam, caladas. Esse controle sobre as informações que circulam no país é radicalmente contra os interesses da sociedade.

A “mídia dos poucos” viola os direitos humanos, constrói valores que servem aos interesses privados em detrimento do público e – como fica evidente durante as eleições – influencia diretamente a formação da opinião pública.

A diversidade do país e o interesse dos cidadãos brasileiros não estão refletidos na mídia nacional. É para travar esse debate que um coletivo de organizações, redes e fóruns, espalhados pelas diversas regiões brasileiras, organizou a 4ª Semana Nacional pela Democratização da Comunicação.

Debates, mesas de diálogo, apresentações culturais vão mostrar à sociedade que a mídia é dela, que a informação é um bem público e a comunicação é um direito.
Saiba mais sobre a 4ª Semana Nacional pela Democratização da Comunicação no site: www.ciranda.net/sedeco

Confira a programação:

Dia 21/10 – a partir das 21h
Festa do Saci & Seus Amigos
local: Instituto Jovem – R. Cardeal Arcoverde, 1838 – Pinheiros
entrada: R$ 5,00

Dia 24/10 – 19h
Mesa de diálogo “Mídia e Movimentos Sociais”
local: Conselho Regional de Psicologia – Rua Arruda Alvim, 89 – próximo ao metrô Clínicas

Dia 25/10 – 19h30
Entrega do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos / II Prêmio Vladimir Herzog de Novos Talentos
local: Parlamento Latino Americano – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Barra Funda

Organização

Ação Educativa, Arte Contra a Barbárie, Assembléia Popular SP, Mutirão por um Novo Brasil, Centro Acadêmico Benevides Paixão (PUC/SP), Centro Acadêmico Vladimir Herzog (Faculdade Cásper Líbero), Comitê pela Democratização da Comunicação SP, Comitê pela Democratização da Informática (CDI), Centro de Mídia Independente (CMI), Ciranda Internacional de Informação Independente, Conselho Regional de Psicologia (CRP- 6ª Ragião), Cooperativa Paulista de Teatro, Diretório Acadêmico de Comunicação e Artes da Universidade Mackenzie, Departamento de Jornalismo da PUC/SP, Editora Expresão Popular, Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social – ENECOS, Festival Latinoamericano de La Clase Obrera (Felco), Fórum Nacional pela democratização da Comunicação (FNDC), Cala-Boca Já Morreu, Gens Projetos Educacionais, Instituto Jovens, Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, Jornal Brasil de Fato, Jornal O Sarrafo, Marcha Mundial de Mulheres, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), OBORÉ Projetos Especiais, Observatório Brasileiro de Mídia, Revista Caros Amigos, Revista Fórum, Revista e Jornal Sem Terra, revista Viração, Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Sindicato dos Radialistas de São Paulo

Fonte: [url=http://crpsp.org.br/informativo/fr_informativo159_crpsp.htm]http://crpsp.org.br[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter