Alunos rejeitados são mais ansiosos, diz estudo

Crianças que são rejeitadas por seus colegas na escola são freqüentemente mais socialmente ansiosas, de acordo com os resultados de uma pesquisa da Universidade de Sussex.

Crianças que são rejeitadas por seus colegas na escola são freqüentemente mais socialmente ansiosas, de acordo com os resultados de uma pesquisa da Universidade de Sussex.

O estudo faz parte de um projeto para auxiliar crianças rejeitadas na escola.

Psicólogos da universidade estão trabalhando com 330 crianças de cinco a dez anos de idade, em sete escolas da cidade costeira britânica de Brighton.

Os psicólogos estão tentando encontrar formas de fazer as crianças se comportarem melhor.

O psicólogo Robin Banerjee, que coordena o estudo, disse que a idéia é identificar cedo crianças que estejam com dificuldades.

Problemas

Para ele, os resultados do primeiro ano do estudo deram importantes indícios sobre como os problemas persistem.

“Crianças que são rejeitadas por seus colegas no início do ano permanecem rejeitadas no fim”, disse.

“No entanto, quando analisamos como eles se sentem consigo mesmos, descobrimos que eles são freqüentemente os mais socialmente ansiosos”, explica o psicólogo.

Banerjee diz ainda que outras crianças reagem com agressividade e mau comportamento, mas não têm idéia de como melhorar o seu status entre os colegas.

Para eles, as exigências dos currículos significam que escolas e professores freqüentemente não são capazes de dedicar o tempo que gostariam ao contexto social da experiência escolar.

No entanto, as interações entre os colegas de escola afetam também o desempenho acadêmico das crianças.

Computador:

O estudo entrevista os alunos três vezes por ano e usa um programa de computador para identificar os seus colegas de escola.

No programa, são criadas várias situações e um questionário.

As respostas fornecem aos pesquisadores não apenas dados sobre o comportamento, mas sobre como as crianças pensam e vêem o mundo.

Um dos psicólogos envolvidos no projeto é Bob Daines, que diz já ter produzido um “currículo de alfabetização emocional” preliminar.

A idéia é fazer pequenos grupos ou uma turma inteira desenvolver pensamentos e sentimentos sobre os seus colegas por meio de teatro, textos, artes e discussão.

Fonte:
[url=http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2003/09/030915_criancasebc.shtml]BBC Brasil[/url]

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