RedePsi - Psicologia

Notícias

Bebês chorões ‘podem ter problemas de comportamento’

Bebês de até três meses de idade que choram muito sem motivos conhecidos podem vir a ter problemas de comportamento e baixo QI (Quociente de Inteligência) após essa fase da vida.
Bebês de até três meses de idade que choram muito sem motivos conhecidos podem vir a ter problemas de comportamento e baixo QI (Quociente de Inteligência) após essa fase da vida.
A conclusão é de um estudo dos Institutos Nacionais para a Saúde dos Estados Unidos e foi publicada na revista especializada Archives of Disease in Childhood.

No entanto, os médicos ressalvaram que o choro de recém-nascidos costuma ser uma reação normal.

A pesquisa foi feita em colaboração com a Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega e estudou o comportamento de 327 crianças.

Os cientistas analisaram os padrões de choro de bebês entre seis e 13 semanas de idade, levando em conta se as lágrimas podiam ser associadas a cólicas.

Segunda fase

Quando as crianças completaram cinco anos de idade, os pesquisadores mediram a inteligência, capacidades motoras e comportamento delas.

Aquelas que continuaram a chorar muito depois dos três meses de idade sem motivos aparentes apresentaram QI nove pontos abaixo das outras crianças.

O choro excessivo também foi associado a problemas motores, de disciplina e hiperatividade durante a infância.

Em 2002, uma equipe de pesquisadores britânicos da Universidade de Bristol descobriu que crianças que choravam muito depois dos três meses de idade tinham chances 14 vezes maiores de desenvolver o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e também de ter resultados inferiores na escola aos oito anos.

“O novo estudo confirma as nossas descobertas. Agora há mais certeza de que realmente há algo acontecendo”, afirmou Dieter Wolke, que liderou a equipe de Bristol.

Para ele, o problema estaria relacionado à dificuldade de regular a atenção.

“Para esses bebês, pode ser que os cérebros tenham sido construídos de forma tal que eles têm problemas para se regular. Eles não aprendem a se acalmar, nem com os melhores pais”, conclui Wolke.

Fonte: [url=http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/11/041103_bbebc.shtml]BBC Brasil[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter