RedePsi - Psicologia

Notícias

Estudo liga pouco sono a excesso de peso em crianças

Um estudo publicado nesta quarta-feira pelo jornal científico Child Development revelou que crianças que não dormem o suficiente têm uma chance maior de desenvolver problemas de peso no futuro.
Um estudo publicado nesta quarta-feira pelo jornal científico Child Development revelou que crianças que não dormem o suficiente têm uma chance maior de desenvolver problemas de peso no futuro.
“Crianças que dormem menos têm mais chances a ter problemas de peso depois do período de cinco anos”, declarou a pesquisadora Emily Snell, em entrevista à Reuters.

De acordo com o trabalho, os especialistas recomendam que crianças entre cinco e 12 anos durmam e dez a 11 horas por noite, enquanto adolescentes tenham entre oito e nove horas de repouso diárias.

O estudo da Northwestern University, no Illinois, que monitorou 2 mil crianças americanas durante cinco anos, usou diários detalhados, feitos pelas famílias das crianças. Diferenças étnicas, raciais, educação e renda dos pais foram levados em consideração.

Possibilidades

O grupo de pesquisadores determinou que uma hora a mais de sono diminui as chances de excesso de peso em até 36% em crianças de três a oito anos e até 34% quando as crianças têm entre oito e 13 anos.

Embora o estudo não tenha determinado quais as razões que relacionem falta de sono com excesso de peso, Snell levantou algumas hipóteses.

Uma delas é a de que a falta de sono pode estimular os hormônios que regulam o apetite.

Outra possibilidade é a de que pessoas que durmam mal fiquem mais letárgicas, menos propensas a fazer exercício.

A pesquisadora disse que nos dias de semana, o horário escolar ajuda a regular o sono das crianças, mas que os pais devem manter o controle sobre o sono.

“Particularmente com crianças mais novas, que precisam de dez a 11 horas de sono por dia, nós encorajamos que os pais que tenham aquela regra de colocar as crianças na cama ao redor das oito da noite”, afirmou Snell.

Os pesquisadores perceberam que há cada vez mais evidências de que há relação entre a capacidade cognitiva das crianças e o seu engajamento social.

Estudos anteriores já mostravam que a falta de sono causava dificuldade de aprendizado na idade pré-escolar e depressão entre adolescentes.

Fonte: [url=http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2007/02/070207_sono_peso_crg.shtml]BBC Brasil[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter