Obesidade pode antecipar puberdade de meninas, diz estudo

Meninas obesas aos três anos de idade correm o risco de atingir a puberdade aos já nove anos de idade, sugeriu estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
Meninas obesas aos três anos de idade correm o risco de atingir a puberdade aos já nove anos de idade, sugeriu estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
Segundo a publicação especializada Pediatrics, a pesquisa reforça o crescente volume de evidências que sugerem que obesidade infantil está causando uma tendência à puberdade prematura em meninas.

Estudos sugerem que meninas que atingem a puberdade mais cedo do que o “normal”, aos dez anos ou mais, também começam a consumir bebidas alcoólicas e a iniciar sua vida sexual mais cedo.

Especialistas britânicos dizem que puberdade mais cedo pode causar preocupação significativa em meninas. Segundo eles, há ainda um risco maior do desenvolvimento de determinados tipos de câncer, como o de mama.

Das 354 meninas acompanhadas no estudo dos três aos 12 anos, quase a metade – 168 – demonstraram sinais de puberdade, como o desenvolvimento de seios, aos nove anos.

Várias destas meninas têm alto índice de massa corporal (IMC) durante toda a infância. O IMC é adotado pela Organização Mundial de Saúde para o cálculo do peso ideal de cada indivíduo e é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado.

O estudo da Universidade de Michigan se segue a um outro, de 2000, da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, que sugeriu que uma em cada seis meninas pesquisadas atingiu a puberdade antes dos oito anos de idade – 18 meses antes da chegada à puberdade de suas mães.

Uma teoria é de que a puberdade é iniciada pelo hormônio leptina, produzido por tecido adiposo.

Joyce Lee, líder da pesquisa de Michigan disse que “estudos prévios constataram que meninas que tiveam puberdade mais cedo tendem a ter índice de massa corporal mais alto, mas não está claro se a puberdade levou ao aumento de peso ou se o aumento de peso é que levou à antecipação da puberdade”.

“Nosso estudo oferece evidências da segunda (opção).”

Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, estão investigando se animais que são superalimentados produzem mais hormônios sexuais masculinos e femininos que levam à puberdade.

Helen Crocker, pesquisadora do University College de Londres, disse: “Em nossas clínicas vimos meninas de sete, oito e nove anos que estão iniciando sua menstruação e atravessando a puberdade. Isso pode ser bem perturbador para elas”.

“É mais uma razão para se levar à sério o problema da obesidade infantil”.

Fonte: [url=http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2007/03/070305_obesidadepuberdadeg.shtml]BBC Brasil[/url]

Comments are closed.