Baixinhos não são os mais agressivos, diz estudo

Um estudo científico da Universidade de Central Lancashire, encomendado pela BBC, afirma que – ao contrário da crença popular – homens altos são mais agressivos do que os baixinhos.
Um estudo científico da Universidade de Central Lancashire, encomendado pela BBC, afirma que – ao contrário da crença popular – homens altos são mais agressivos do que os baixinhos.
Os pesquisadores pediram a 20 homens de diferentes alturas que participassem de brigas com bastões de madeira, mas em cada par, um dos participantes, previamente instruído, provocava o outro com pancadas nos dedos.

Os aparelhos que monitoravam os batimentos cardíacos dos homens acusaram que os homens mais altos perderam o controle antes do que os mais baixos.

O estudo foi encomendado para testar a teoria do “complexo de Napoleão”, também conhecido como “síndrome dos baixinhos”, que afirma que os baixinhos tendem a ser mais agressivos para tentar dominar os mais altos.

A experiência foi apelidada de “Jogo dos Palitinhos” e envolveu dez homens com menos de 1,67m e dez com altura por volta de 1,80m.

Apenas o “brigão” que provocava o outro com pancadas nas mãos sabia o verdadeiro objetivo do teste. Os outros acreditavam que os seus atributos físicos, reflexos e coordenação motora é que estavam sendo testados.

O coordenador dos estudos, Mike Eslea, disse que os resultados indicam que a chamada “síndrome do baixinho” não passa de um mito.

Para ele, quando as pessoas vêem um baixinho sendo agressivo, é mais provável que prestem atenção porque a altura dele lhes tenha chamado atenção.

Fonte: [url=http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/03/070328_baixinhosagressivosebc.shtml]BBC Brasil[/url]

About RedePsi

Portal de Psicologia com Notícias, Artigos, Links e Serviços de Divulgação de Cursos, Eventos e Produtos da Área.

Comments are closed.