RedePsi - Psicologia

Colunistas

O que é EaD?

O que é Ensino a Distância?
Ensino a Distância, também chamado de Educação a Distância, é uma nova modalidade de socialização de conhecimento utilizando-se para isto ferramentas de trabalho encontradas na internet.
Quem não conhece os chats tipo MSN ou Skype, que oportunizam ao usuário "teclar" interagindo com uma ou mais pessoas em tempo real e de qualquer parte do mundo. Hoje em dia podemos encontrar em alguns sites como yahoo e Skype ainda a ferramenta áudio-conferência, reunindo várias pessoas para discussão de um tema em comum, bastando para isto ter um microfone e fones de ouvidos.

Ainda, quem não está familiarizado com as comunidades de sites como orkut, em que pessoas colocam postagens sobre temas de seu interesse e outras pessoas que elas nem conhecem pessoalmente as respondem através de uma interação geradora de conhecimneto e mudanças de pontos-de-vista.

Agora imagine que o progresso na internet fez com que se criassem sites reunindo todas estas ferramentas em um só ambiente, direcionado para o ensino e aprendizagem. Foi então que surgiram Plataformas ou Sites de Ensino a Distância (EaD), tais como o Moodle e o Ensinar (UFPE).
Estas plataformas de EaD possuem também espaços para inserção de aulas em word, power-point, envio e recebimento de e-mails internos apenas acessíveis aos membros do grupo de estudos e professor.
Os cursos EaD podem ser dados de forma totalmente on-line ou semi-presencial.

O tipo de vínculo que se estabelece com o aluno em um curso EaD tem suas peculiaridades pois o contato mais comum é feito através da linguagem escrita por meio das postagens nos fóruns e as expressões faciais não são comumente acessíveis, salvo o professor marque vídeo-aulas, ou, para ter acesso à voz, áudio-aulas.

Apesar destas diferenças, o vínculo estabelecido entre aluno e professor em cursos on-line é muito forte, baseado em estímulo e motivação do grupo todo trabalhando por um objetivo único, a aquisição de conhecimento e experiência em determinada área.

Para aprofundar-se, veja este vídeo do You Tub, do Prof. José Ramón Quintero, é bem instrutivo.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter