Análise de comportamentos relacionados à função dos profissionais da área de segurança em uma instituição de ensino superior

Silmara Regina Viana*, Pedro Bordini Faleiros
Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS

Para o Behaviorismo Radical, o comportamento é a relação entre o organismo e o ambiente. Esta relação tem sido estudada e analisada nos mais diversificados contextos. Um destes contextos que tem merecido uma atenção por parte dos analistas do comportamento é o de relações de trabalho no âmbito organizacional dentre eles os relacionados à segurança do trabalho. O presente trabalho teve como objetivo descrever os comportamentos relacionados à função de profissionais da área de segurança de uma Instituição de Ensino Superior.  Participaram desta pesquisa, 16 profissionais que exercem o cargo de vigia e 1 encarregado do setor de portaria e vigilância, todos do sexo masculino, com idades variando de 24 a 73 anos.

Os participantes foram submetidos a uma pesquisa de delineamento descritivo, na qual os participantes responderam a um roteiro de entrevista que relacionou a condição antecedente, comportamento emitido e eventos subseqüentes. As respostas emitidas pelos vigiais já estavam sistematizadas, pois já havia uma descrição sumária dos cargos definida. No roteiro de entrevista as informações requeridas aos participantes referiam-se aos antecedentes e as conseqüências de cada uma destas respostas já identificadas. Os resultados obtidos foram analisados através das relações estabelecidas entre os comportamentos emitidos e a interação com o meio, com base no conceito de comportamento operante, na relação entre estímulo antecedente, resposta e conseqüência. Tais resultados foram apresentados, levando em consideração a noção de tríplice contingência.

Os resultados também foram apresentados em forma de gráficos e tabelas dentre eles: idades dos participantes, escolaridade, tempo de serviço, se possuíam a formação de vigilantes e a distribuição dos turnos de trabalho.  Com a descrição dos comportamentos dos participantes da pesquisa foi possível propor classes de comportamentos relacionados à função a que os participantes realizam. Tais descrições de classes gerais do comportamento permitiram elaborar propostas de intervenção, com base no contexto organizacional em que os participantes estão inseridos.

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