A Ética Skinneriana E A Tensão Entre Descrição E Prescrição No Behaviorismo Radical

Marina S. L. B. de Castro; Júlio César C. de Rose Universidade Federal de São Carlos

A partir da descrição da teoria skinneriana desde seus primórdios, podemos entender o percurso que desemboca em questões éticas. Skinner afirma que a ciência do comportamento também pode ser uma ciência dos valores, isto é, pode explicar, pode descrever, o que significam os valores e o que é ser ético, agir de um modo considerado ético. Além disso, o autor argumenta que, a partir do behaviorismo radical e de sua teoria da seleção por conseqüência nos três níveis, é possível eleger um valor primordial que possa ser o guia para alguém que se ponha a elaborar práticas culturais de forma deliberada.

Nesse sentido, Skinner assume uma postura prescritiva, ao mesmo tempo em que tenta reduzi-la ao âmbito descritivo. Aí reside uma certa tensão no texto skinneriano, pois, ao mesmo tempo em que descreve o bem da cultura, o autor elege esse bem como o valor primordial. Tenta justificar essa eleição utilizando argumentos descritivos, mas, ao fim, não encontra nenhuma "boa razão". Assumimos que é possível derivar preceitos éticos a partir do behaviorismo radical, entretanto, o behaviorismo radical não é suficiente para justificar a escolha de um ou outro preceito. Não podemos, a partir apenas de seus pressupostos, escolher o bem da cultura, ou o bem dos outros, ou os bens pessoais como o principal valor, pois não há argumentos suficientes dentro da própria teoria. Se quisermos explicar por que escolhemos este ou aquele preceito, sob o ponto de vista da própria análise do comportamento, devemos olhar para a história de contingências de quem faz a escolha.

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