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Alfabetização Informatizada De Crianças Com Deficiênia Mental: Resultados Parciais De Um Procedimento Fundamentado Na Equivalência De Estímulos

Maria Clara de Freitas; Prof. Dr. Julio César Coelho de Rose; Profa. Dra. Deisy das Graças de Souza Universidade Federal de São Carlos

A alfabetização de crianças com deficiência mental inseridas na rede regular é uma complicada demanda para o sistema educacional. Falta conhecimento sobre suas reais possibilidades de ensino, gerando poucos treinamentos eficazes em habilidades acadêmicas. Por outro lado, estudos em equivalência de estímulos têm demonstrado sistematicamente a aplicabilidade de seus procedimentos em indivíduos com deficiência mental, e a eficácia destas metodologias no ensino de habilidades de leitura e escrita a outras populações, como crianças com atraso escolar.

Assim, este estudo pretende: a. investigar condições necessárias para o ensino de crianças com deficiência mental através de um programa informatizado de ensino de habilidades de leitura e escrita, fundamentado neste paradigma, que objetiva ensinar habilidades de reconhecimento de palavras, leitura com compreensão e escrita, através de emparelhamento com o modelo, exclusão, cópia construída e recombinação de unidades, b. adaptar este software para aplicação a esta população, na tentativa de alcançar resultados compatíveis com os obtidos com as demais populações às quais tem obtido sucesso. Até o momento foram implementados e analisados dois dos três grupos de modificações adotados, pelo delineamento de linha de base múltipla com critério móvel. Resultados do primeiro grupo de modificações indicaram ganhos na leitura de 26%, tanto no reconhecimento quanto na nomeação de palavras.

O procedimento modificado pela segunda vez está sendo implementado e os escores têm sido expressivos, próximos de 100% em todas as tarefas. O terceiro e último grupo de modificações a ser implementado pretende reduzir o tempo de realização das sessões, tornando possível, assim, a aplicação deste procedimento em larga escala. FAPESP

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