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Avaliando A Implementação De Um Programa Suplementar Para O Ensino De Leitura E Escrita Em Ambiente Escolar

Thaíze de Souza Reis, Janaína Rizzo Labadessa Deisy das Graças de Souza Júlio César de Rose Universidade Federal de São Carlos

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos vêm trabalhando no desenvolvimento e aperfeiçoamento de um programa para ensino de leitura e escrita a estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades em adquirir estas habilidades. O currículo de ensino por eles desenvolvido conta com uma versão informatizada que vem sendo aplicado com sucesso a escolares com histórico de fracasso em situação controlada de laboratório.

O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficácia do programa informatizado quando este é aplicado fora da situação de laboratório, em ambiente escolar. Os dados são parciais e referem-se à aplicação do programa em três escolas de 1ª a 4ª série de um município de pequeno porte no interior do estado de SP. Participaram da pesquisa 63 crianças, sendo que destas 48 compuseram o grupo experimental (exposto imediatamente ao procedimento de ensino) e 15 o grupo controle (exposto a um programa de ampliação de vocabulário e posteriormente ao programa de ensino de leitura). Todos os participantes foram expostos a uma avaliação geral das habilidades de leitura e escrita antes e após a aplicação do programa. Na avaliação inicial, as crianças dos dois grupos não leram nenhuma das palavras apresentadas, o que configurava o critério de inclusão na pesquisa. Na avaliação final, os desempenhos das crianças do grupo experimental em leitura e ditado foram superiores aos das crianças do grupo controle. O grupo experimental leu, em média, 76% das palavras ensinadas, enquanto o desempenho do grupo controle ficou em torno de 12% de acertos. Fapesp/CNPq

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