RedePsi - Psicologia

Modelo De Depressão Em Terceira Idade Derivado Da Análise Do Comportamento

OLIVEIRA, Graziely Cristina; VOLLET, Aline Cristina; Fundação Hermínio Ometto – Curso de Psicologia FALEIROS, Pedro Bordini. USP-SP/Fundação Hermínio Ometto/UNIMEP

A depressão na terceira idade possui particularidades que dificultam o processo do diagnóstico e, consequentemente, a procura por tratamento. Isto, porque o quadro depressivo é composto por uma série de sintomas que traduzem estados de sentimentos que diferem acentuadamente em grau e, algumas vezes, em espécie. Dores ou enfermidades crônicas, distúrbios de sono e apetite, queixas somáticas e, em alguns casos, quadros demenciais, doenças orgânicas preexistentes, alcoolismo, estresse, circunstâncias sociais e econômicas adversas, doenças clínicas, podem estar todos relacionados à depressão. No entanto, ressalta-se que a depressão está relacionada fatores comportamentais.

O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão, das produções científicas, metodologias e resultados dos estudos acerca dos conteúdos e processos comportamentais da depressão em terceira idade de acordo com o modelo derivado da análise do comportamento. Tais estudos proporcionaram compreender os conteúdos e processos comportamentais, a ainda levantar as possíveis contribuições pela análise do comportamento. O estudo proporcionou levantar alguns fatores que estariam favorecendo o quadro depressivo ou mesmo seu surgimento. Fazendo pensar formas de tratamento psicoterápico dentre elas estão: caracterizar a relação do indivíduo com o ambiente que o cerca, considerar aspectos multifatoriais que estão associados à depressão, além da busca de reforçadores e o treino da assertividade visando alcançar resultados positivos na vida dos idosos, objetivando generalizar esta relação para outros contextos. Contudo, considera que a depressão na terceira idade deve consistir em uma análise funcional do comportamento.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter