RedePsi - Psicologia

Processo De Enfrentamento Do Diagnóstico E De Câncer Pulmonar

Keiteuicia Guidolim*; Raquel Deperon; Centro Universitário Hermínio Ometto – Curso de Psicologia Adriana Said Daher Baptista Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS

A Clinica-escola de Fisioterapia de uma faculdade no interior de São Paulo tem como parte de sua equipe multidisciplinar a equipe de Psicologia, que é composta por oito integrantes. A Psicologia oferece acompanhamento aos pacientes e/ou cuidadores e a equipe de saúde, com queixa relacionada ao diagnóstico, prognóstico e tratamento destes. O encaminhamento da paciente se deu por meio da Fisioterapia: ”Paciente com pressão alta, nervosismo, perda familiar e tumor no pulmão”. Após triagem psicológica, que teve como objetivo levantar as queixas da paciente constatou-se que a paciente não possuía conhecimento sobre seu quadro patológico, possuindo alterações fisiológicas e psicológicas. A paciente apesar de possuir histórico de aprendizagem sobre cuidados com o câncer na família, já que o pai e a irmã apresentaram a doença falecendo posteriormente, constatou-se que esta não possuía repertório comportamental sobre o enfrentamento da doença.

A paciente tinha alterações constantes de pressão, sensações de desmaio e enformigamento pelo corpo, além de possuir diagnóstico de labirintite; e estas respostas eram vistas como fundo psicológico pelo médico. Neste primeiro momento o objetivo desta intervenção foi levantar as contingências destas respostas afim que a paciente discrimine sobre quais contingências estas respostas ocorrem. Deste modo, a paciente discriminou que as respostas fisiológicas eram desencadeadas quando a paciente se recordava da irmã falecida, diante de espera para consulta e exames médicos e posteriormente dos resultados destes. Outra questão discutida foi às expectativas da paciente referente à cirurgia e controle da ansiedade através de técnicas de relaxamento, de acordo com o levantamento dos reforçadores e criação de novo repertório comportamental a paciente adquiriu comportamento de enfrentamento, diminuindo a freqüência das respostas, priorizando a qualidade de vida.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter