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Software Para A Capacitação Do Professor De Ensino Fundamental Na Redução De Comportamentos Inadequados Em Sala De Aula.

Marcos Anibal Tardin Torresani ; Ana Paula Dias; Priscila de Cássia França; Rodrigo Feliciano Caputo; Thaís Ribeiro de Lima Xavier. Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UNISALESIANO – Lins/SP. Silvia Aparecida Fornazari UNISALESIANO – Lins/SP, UNESP – Bauru/SP.

As máquinas de aprender apresentavam seqüências de aprendizagem programadas de acordo com os princípios descritos pela análise do comportamento. O fato de serem peças de dispositivos mecânicos, determinou duplamente a incompreensão e o repúdio generalizado de que foram vítimas entre os educadores. O fato de serem instrumentos limitados e grosseiros causava impaciência aos próprios analistas. Os computadores de hoje prestam-se muito mais adequadamente à tarefa de apresentar material de ensino do que as primitivas máquinas de ensinar.

O presente trabalho teve por objetivo desenvolver o conteúdo de um software que possibilitasse o treinamento de professores de Ensino Fundamental em conceitos e procedimentos de Análise do Comportamento. Fornece conceitos e situações problemas, além de coletar informações sobre a possível atuação profissional antes do treinamento, permitindo comparação com as respostas do software. A metodologia consistiu na elaboração do treinamento e do conteúdo a ser inserido no software, reuniões sobre o funcionamento e instrumentos necessários para a execução do programa. O software foi utilizado primeiramente no treinamento de uma professora de uma sala de aula de escola de Educação Especial. O tempo médio de treinamento utilizando o software foi de quatro horas. Os resultados apontam para dados que demonstram a efetividade do programa. Como parte do treinamento, o software foi de extrema importância para uma aprendizagem rápida e efetiva dos conteúdos propostos. Para o presente estudo, o software foi modificado incluindo um fading in de alternativas a serem selecionadas e o conteúdo foi completamente reformulado visando atender os objetivos específicos de crianças e professores da Educação Regular. Em uma primeira etapa, objetivando construir o conteúdo específico para o software, foi realizada uma observação sistemática dos comportamentos apresentados por seis crianças matriculadas em duas escolas regulares na cidade de Lins, SP.

Os comportamentos e situações observados constituíram-se em linha de base e serviram de suporte à elaboração do conteúdo do software. Os dados foram analisados a partir de uma análise funcional dos comportamentos emitidos. Os resultados desta primeira etapa evidenciaram a necessidade de treinamento de professores nos conceitos da análise comportamental aplicada, de modo que possam manejar contingências e reduzir os comportamentos indesejados de seus alunos, além de aumentar a emissão de comportamentos desejados. O conteúdo do software considera que um procedimento importante a ser introduzido no repertório de professores é o reforçamento diferencial, que aliado a uma análise funcional efetiva, possibilita o reforçamento de comportamentos adequados que tenham a mesma função dos inadequados, aumentando a freqüência dos primeiros e reduzindo a ocorrência dos segundos. A próxima etapa do trabalho consiste no treinamento propriamente dito de uma professora de uma sala de aula com vinte e cinco alunos, de uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Lins/SP.

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