Remédio para emagrecer comercializado no Brasil aumenta o risco de transtornos psíquicos, diz estudo

Cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, descobriram que o remédio para emagrecimento Rimonabant (Acomplia), comercializado também como tratamento para deixar de fumar, aumenta o risco de transtornos psíquicos.
Cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, descobriram que o remédio para emagrecimento Rimonabant (Acomplia), comercializado também como tratamento para deixar de fumar, aumenta o risco de transtornos psíquicos.
A conclusão foi publicada no último número da revista médica britânica "The Lancet". Segundo os especialistas, o estudo volta a destacar a necessidade de encontrar remédios para a perda de peso que não causem efeitos colaterais.

"Nosso estudo mostra que 20 miligramas por dia de Rimonabant aumentam o risco de episódios de transtorno psíquico, como depressão e ansiedade", em pacientes que não tinham apresentado nenhum antecedente de problemas mentais, dizem os pesquisadores na revista.

Os cientistas da instituição dinamarquesa realizaram uma pesquisa com 4.105 pacientes, divididos em dois grupos: parte deles recebeu 20 miligramas por dia de Rimonabant, e os outros tomaram um placebo.

Depois de um ano, os pacientes que tomaram o remédio tinham perdido uma média de 4,7 quilos a mais que os do grupo de controle.

Mas também tiveram 40% a mais de probabilidades de apresentar um transtorno psíquico grave.

Além disso, os pacientes que receberam Rimonabant foram 2,5 vezes mais propensos a abandonar o tratamento devido a transtornos depressivos. A probabilidade de deixar o remédio por causa da ansiedade foi três vezes maior.

Os resultados de um estudo americano indicam também que os consumidores de Rimonabant apresentam um maior risco de suicídio

Fonte: BOL notícias

About RedePsi

Portal de Psicologia com Notícias, Artigos, Links e Serviços de Divulgação de Cursos, Eventos e Produtos da Área.

One Response to Remédio para emagrecer comercializado no Brasil aumenta o risco de transtornos psíquicos, diz estudo

  1. Laércio Pacanari 19 de maio de 2015 at 15:10 #

    Cada vez mais precisamos de informação quando o assunto é a nossa saúde. Devemos ter cuidados extremos com o uso de alguns remédios para emagrecer. Não devemos nos ater a modismos e sugestões de pessoas que não tem conhecimento, por isso a necessidade de sempre consultar um especialista na área. Não brinque com a sua saúde, pois para cada organismo os efeitos colaterais são únicos.
    http://precisaemagrecer.com.br/remedio-para-emagrecer/