RedePsi - Psicologia

Dicionário

integração

Termos usado por Jung de três modos principais:

(1) Como uma descrição (ou mesmo diagnose) da situação psicológica de um indivíduo. Isso implica um exame da interação de consciência e o inconsciente, as partes masculinas e femi­ninas da personalidade, os vários pares de opostos, a posição assumida pelo ego com re­lação à sombra, e o movimento e deslocamento entre as funções e atitudes da consciência. Diagnosticamente, a integração é o contrário da dissociação.

(2) Como um subprocesso da individuação, mais ou menos análogo a "saúde mental" ou "maturidade". Quer dizer que a integração como processo sugere o princípio fundamental para a individuação sem a nítida ênfase sobre a imparidade e auto-reali­zação implícitas nesse último termo. Também implicaria que a in­tegração pode levar a um sentimento de totalidade, resultante de uma articulação dos vários aspectos da personalidade.

(3) Como um estágio de desenvolvimento, tipicamente durante a segunda metade da vida, em que as várias dinâmicas referidas em (1) acima atingem algum tipo de equilíbrio (ou, antes, nível ótimo de conflito e tensão).

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter