RedePsi - Psicologia

Dicionário

tipo atlético

Robusto, forte, vigoroso, possuidor de um sistema muscular bem desenvolvido, com resultante atividade e desenvoltura físicas. O tipo atlético de Kretschmer caracteriza-se por um intenso desenvolvimento do aparelho loco­motor, de modo que os ossos e músculos se destacam em relevo plástico. A cabeça acom­panha o superdesenvolvimento do esqueleto, como é geralmente demonstado pelos maxilares prognatas e uma acentuada protuberância occipital. A linha que liga a parte superior da testa, a ponta do nariz e o queixo forma uma curva suave. O contorno facial frontal é oval alongado. O cabelo é abundante e tende a crescer numa crista no centro da testa, recuando em duas entradas simétricas de um lado e outro em direção às têmporas.

O pescoço é forte e os ombros são largos. O tronco vai afilando dos ombros largos para a cintura, de modo que o contorno do tronco, visto de frente, parece um trapézio invertido. Os membros são relativamente longos, as mãos e os pés grandes, e os dedos são freqüentemente rombudos, espessos e de caráter acromegalóide. A pele é espessa, de boa turgidez, moderada­mente colorida e de secreção média quanto ao suor.

Como tipo psicológico, Kretschmer também considera os atléticos basicamente esquizotími­cos, como os astênicos e a maioria dos displás­icos. De acordo com as suas teorias, eles cons­tituem uma proporção considerável do grupo total de esquizotímicos, embora decididamente menor do que a de astênicos, e também podem ser enquadrados numa de suas três divisões do grupo esquizotímico, ou seja, os esquizotímicos saudáveis, os esquizóides e os esquizofrênicos.

O tipo atlético assim descrito corresponde aproximadamente aos seguintes tipos em outros sistemas: o tipo muscular de Rostan; a segunda combinação (pletórica), de De Giovanni; o tipo normosplâncnico, de Viola; o tipo hipertô­nico, de Tandler; o tipo estênico de Mills; o biótipo médio de Davenport; o tipo normal de Aschner; o tipo mesosquélico, de Pende; parte do tipo hipercompensatório, de Lewis; e o tipo mesomórfico, de Sheldon.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter