RedePsi - Psicologia

Dicionário

tipo funcional

É uma expressão usada por Jung para designar os tipos de personalidade do ponto de vista da função da consciência. Ele postula quatro classes funcionais, a saber: pen­samento, sentimento, intuição e sensação.

"Quando uma disposição ou atitude é habitual dando assim um certo cunho ao caráter do indivíduo, falo de um tipo psicológico. Esses tipos, que se baseiam nas funções básicas e que podemos designar como tipos pensamento, sentimento, intuição e sensação, dividem-se em duas classes, de acordo com a qualidade da respectiva função básica, a saber: a racional e a irracional. Os tipos pensamento e sentimento pertencem à primeira classe, os intuição e sen­sação à segunda…"

Mas como funcionar pressupõe um estado estático ou uma disposição geral como base para o funcionamento, qualquer dos quatro tipos funcionais pode ocorrer em um de dois grupos quanto à atitude geral, o extrovertido ou o introvertido, isto é, existem: A. extrover­tidos (1) tipo pensamento, (2) tipo sentimento, (3) tipo intuição e (4) tipo sensação, e B. intro­vertidos (1) tipo pensamento, (2) tipo senti­mento, (3) tipo intuição e (4) tipo sensação, ou seja, oito variedades de tipos psicológicos, ao todo.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter