RedePsi - Psicologia

Dicionário

tipo pícnico

No sistema de tipos constitucionais de Kretschmer, este é o tipo caracterizado por contornos redondos, amplitude das cavidades corporais e gordura abundante.

A cabeça do pícnico geralmente é circular e de perfil suave, sem partes angulosas e fortemente proeminentes. O contorno facial frontal é pen­tagonal ou em forma de escudo. O rosto é largo e carnudo, principalmente o nariz. O pescoço é curto e grosso, com a cabeça plantada um pouco para a frente, sobre ombros arredon­dados. A linha da ponta do queixo até o encaixe supra-esternal é característica, na medida em que tende a formar um declive suave ou mesmo uma linha reta, mas nunca um ângulo. A linha de implantação do cabelo orla a testa numa curva regular e sem recortes. Há tendência para a calvície em áreas de contornos regulares e superfície lisa e brilhante.

O tronco tipicamente pícnico é atarracado, tipo "barril", com o peito alargando-se em direção à parte inferior do corpo. Os membros são bem desenvolvidos, mais em grossura do que em comprimento, e as extremidades infe­riores, embora não sejam realmente curtas, tendem a parecê-Io em relação ao resto do corpo, por causa de seu aspecto maciço. Os pés são largos, as mãos também são largas e polpudas, com dedos grossos e fusiformes. A pele é quente e úmida, com uma camada de gordura subjacente e bem desenvolvida.

Os pícnicos podem enquadrar-se em qual­quer das três divisões dos ciclotímicos tal como foram distinguidos por Kretschmer: (1) os ci­clotímicos saudáveis (o tagarela jovial, o humo­rista tranqüilo, o homem bem humorado mas de poucas falas, o gozador da vida, o homem prático e enérgico; (2) os ciclóides (o tipo hipomaníaco alegre, o tipo tranqüilo e satisfeito consigo mesmo, o tipo melancólico); e (3) o maníaco-depressivo.

O tipo pícnico corresponde aproximadamente aos seguintes tipos nos outros sistemas princi­pais: o habitus apoplecticus, de Hipócrates; os tipos abdominal e digestivo, da escola francesa; as constituições fleumática, beótica, venosa ple­tórica e colérica, de Carus; o tipo hiperplásico com disposição para o carcinoma, de Rokitans­ky-Beneke; a terceira combinação, de De Gio­vanni; o tipo braquisquélico (microsquélico), de Manouvrier; o megalosplâncnico, de Viola; o hipervegetativo (braquimórfico), de Pende; o habitus artrítico, de Bauer; parte do grupo hi­potônico, de Tandler; o tipo hiperstênico, de Mills; o tipo de peito largo, de Brugsch; o tipo carnudo, de Davenport; o mesontomórfico, de Beau; o lateral, de Stockard; o tipo largo, de Aschner; o tipo B, de Jaensch; o euriplásico, de Bounak; o endomórfico, de Sheldon; e parte do tipo hipercompensatório, de Lewis.

One thought on “tipo pícnico”

  1. gostei do conteudo,gostaria de saber os tipos da duenças somaticos e organico de picnico?porfavor!

Comments are closed.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter