RedePsi - Psicologia

Dicionário

Sepia officinalis (tinta de siba)

mulher de cabelos pretos, face amarelada, alta, magra, delicada, triste, lacrimosa, ansiosa (= Pulsatilla) porém irritável, colérica, má, fria, indiferente; fadiga.

  • mulher muito débil, um simples passeio, mesmo curto, causa-lhe fadiga; queixas ginecológicas; bexiga irritável: escape de urina; obstipação; língua suja; manchas amarelas (nada a ver com icterícia); cefaléia começa pela manhã e vai aumentando, melhora com o sono ou pelo movimento violento.

Eneagrama Tipo VI: A COVARDIA, O CARÁTER PARANÓICO E A ACUSAÇÃO – com uma desconfiança tímida que se esconde atrás da indefinição e de um comportamento evasivo, correspondendo à personalidade esquiva no DSM III e ao nosso subtipo autopreservação; mulher sob a sensação do dever e da culpa, lutando e nunca deixando para trás, como faria Lycopodium.

Sentido de vida (MCB): Sonho terrorífico, a respeito de estar caindo de uma alta montanha. Sonhos ansiosos, nos quais o seu corpo está deformado. Ele jazia no mais profundo abatimento, como num sonho no qual disputava com um espírito; tão logo despertou disso caiu em um segundo desmaio, com um sonho acerca de estar perdido num bosque. Terror de ficar sozinho. Sem um adequado sentido de vida, grande indiferença por tudo. Melancolia, sente-se infeliz, azarada, sem razão. Era capaz de chorar sem motivo, por desagrado por todas as coisas. Desgostava-se por qualquer trivialidade. Por um desgosto está tão excitada, que tem medo de ter um ataque por derrame, tudo se torna negro diante de seus olhos. Grande irritabilidade nervosa, com tristeza, desalento e desconcentração; tudo lhe parece estranho; o menor exercício lhe parece um grande esforço; parece-lhe que não consegue entender nada e que tem de aprender novamente tudo o que deseja fazer; grande indiferença por tudo, a morte de um parente ou algum acontecimento feliz lhe afeta do mesmo modo. Resolve agir contra sua intenção e por este motivo está em conflito consigo mesmo e daí com humor desagradável e inquieto. Ansiedade com medo, ondas de calor na face, a respeito de males reais ou imaginários. 

5 a 200 500 1000  10 000.

Incomp.: Lachesis, Pulsatilla, Psorinum, Bryonia. Compl.: Nux, Nat. mur., Sabadilla. Dur.: 40 a 60 dias.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter