Cresce número de casos de anorexia em pessoas com idade acima de 50 anos

A BDA – Associação Britânica de Especialistas em dieta – alertou para o aumento do número de casos na Grã-Betanha de mulheres acima de 50 anos que têm distúrbios alimentares como bulimia e anorexia nervosas.

A BDA – Associação Britânica de Especialistas em dieta – alertou para o aumento do número de casos na Grã-Betanha de mulheres acima de 50 anos que têm distúrbios alimentares como bulimia e anorexia nervosas.

      Segundo a diretora da associação, Ursula Philpot, os casos entre as mulheres mais velhas já representam 10% das pacientes de transtornos alimentares tratadas no país. Observou-se também um aumento no número de homens em tratamento.

     Para especialistas na doença, a principal preocupação é encontrar novos meios de tratamento mais eficientes para esses novos casos com mulheres com mais de 50 anos, o que já está sendo discutido.

     No Brasil, esse aumento no número de pacientes acima dos 50 anos também foi observado, o que provocou a criação de um departamento específico de tratamento desses casos no principal centro especializado em transtornos alimentares do Brasil, o Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas de São Paulo (Ambulim).

      Fundador do ambulatório, o médico Táki Cordas, afirmou que a equipe criou um centro especial para tratar desses pacientes e que o tratamento é similar ao realizado com pacientes mais jovens, porém o impacto é maior naqueles que têm mais idade. Isso ocorre porque a evolução da doença é mais grave nas pacientes mais idosas.

     Para Cordas, esse aumento no número de mulheres acima de 40 anos que apresentam distúrbios alimentares deve ser comum em todas as sociedades. Segundo ele, uma das causas que pode levar à ocorrência desses distúrbios é a busca incessante por um corpo esbelto e a aparência mais jovem, a exemplo das celebridades.

Notícia feita a partir da fonte:

Estadão.com

Por Carla Destro para RedePsi

About RedePsi

Portal de Psicologia com Notícias, Artigos, Links e Serviços de Divulgação de Cursos, Eventos e Produtos da Área.

,

Comments are closed.