RedePsi - Psicologia

Notícias

Cientistas sugerem que menopausa evita ‘competição’ de gerações

Cientistas britânicos sugeriram que as mulheres entram na menopausa para evitar "competir" em termos reprodutivos com a geração seguinte.

Cientistas britânicos sugeriram que as mulheres entram na menopausa para evitar "competir" em termos reprodutivos com a geração seguinte.

Publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, o estudo afirma que, em um ambiente marcado pela escassez de alimentos, a seleçao natural beneficiou as crias da mulher mais nova, fazendo com que as mais velhas perdessem a capacidade de procriar.

Eles também chamam atenção para o fato de, como as fêmeas mais jovens "apostam" mais em seus próprios filhos, houve uma perda na capacidade reprodutiva da "avós", em relação às gerações mais jovens.

Estima-se que a menopausa apareceu nas fêmeas humanas entre 50 mil e 300 mil anos atrás. Mas a fase é incomum em outros animais – elefantes podem reproduzir aos 60 anos, e baleias, aos 90, por exemplo.

Teorias anteriores argumentam que a perda da capacidade de reproduzir permite que as mulheres ajudem a criar os filhos da geração seguinte.

Agora, os cientistas propõem que este processo tem uma finalidade adicional: minimizar a "competição reprodutiva" em um ambiente de escassez de recursos.

Notícia retirada da fonte:

Terra

Por Carla Destro para RedePsi

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter