RedePsi - Psicologia

Notícias

Estudo indica que adolescentes são alvo principal de abusos na web

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos sobre a dinâmica dos abusos sexuais na internet sugere que o principal alvo dos agressores são os adolescentes.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos sobre a dinâmica dos abusos sexuais na internet sugere que o principal alvo dos agressores são os adolescentes.

Publicado na revista científica American Psychologist, o estudo indica que, ao contrário do que se pensava, a maioria dos criminosos não se passa por crianças tentando marcar encontros nem faz uso da força nas relações sexuais. Segundo os cientistas, os agressores se dirigem aos adolescentes a fim de criar laços de confiança com a vítima e induzi-la a ter relações. Assim, os adolescentes acabam por achar que as relações são uma forma de "romance ou aventura sexual".

O estudo foi feito com base em três pesquisas: duas envolveram entrevistas por telefone com três mil usuários da internet com idade entre 10 e 17 anos em 2000 e 2005, e na outra foram entrevistados 612 policiais americanos.

Os resultados indicaram que os adolescentes mais vulneráveis seriam aqueles que têm problemas familiares ou tendência a se arriscar dentro e fora da internet, além dos jovens com histórico de abuso sexual ou físico. De acordo com os pesquisadores, o uso de sites de relacionamento como Facebook e MySpace não aumentam o risco de se tornar vítima.

Notícia retirada da fonte:

BBC Brasil

Por Carla Destro para RedePsi

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter