RedePsi - Psicologia

Artigos

Resenha: “Alzheimer, a doença da Alma”

Por Evaldo Mocarzel*

Informação humanizada, envolta em comovente solidariedade, meta e missão do livro "Alzheimer, a doença da Alma", de Laura Botelho publicado pela Russell Editores.

Ela reuniu informações de fontes diversas e escreveu esse livro, uma tentativa extremamente bem-sucedida de universalizar o conhecimento que foi coletando no decurso do período tão difícil de sua vida com a doença de duas pessoas de sua família – primeiramente sua tia paterna e logo a seguir sua mãe. Uma trajetória de mais de 15 anos de experiência com esses enfermos.

A carência de informação é imensa. Famílias, médicos, advogados, enfim, a falta de conhecimento da maioria quase absoluta da nossa sociedade é mesmo muito grande. "Alzheimer, a doença da alma", é uma espécie de bálsamo, um antídoto contra essa ignorância generalizada.

O Livro dá dicas muito valiosas de como lidar com os primeiros sintomas, a irritação e a falta de memória do idoso com a doença de Alzheimer. Medidas de prevenção contra as possíveis quedas dos idosos, a sensação de perda, insônia, medo da noite, agitação, agressividade, também apatia, sonolência, suor excessivo, às vezes convulsões, angústia, dor, abandono, além dos riscos da desintegração familiar que são sempre iminentes nesses momentos de crise aguda. Ensina-nos como poupar os chamados "cuidadores", que são as pessoas que cuidam dos idosos, os "anjos da guarda".

Dá dicas abrangentes que vão da escolha de roupas de fácil manuseio para os idosos, até esclarecimentos sobre questões jurídicas, interdição de pessoas com Alzheimer, aposentadoria por invalidez e a Lei do Idoso, passando por uma lista de centros de referência em nosso País. Um libelo contra a intolerância, respaldada pela falta de informação; uma fonte de solidariedade para que as famílias possam se unir, se fortalecer e atenuar o implacável avanço dos sintomas e suas complicações. Há sempre esperança, momentos de alívio e de transcendência musical, e também é isso que nos ensina esse necessário livro de Laura Botelho, um estudo sincero e tocante sobre a condição humana.

*Evaldo Mocarzel
 Jornalista, Cineasta.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter