RedePsi - Psicologia

Notícias

Estudo diz que nozes na gravidez aumentam risco de asma

Pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, afirmam que grávidas que comem nozes ou amendoim todos os dias podem aumentar em 50% o risco de o filho desenvolver asma.
Pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, afirmam que grávidas que comem nozes ou amendoim todos os dias podem aumentar em 50% o risco de o filho desenvolver asma.

Cerca de 4 mil mulheres grávidas responderam a um questionário sobre a dieta que seguiam e seus filhos foram monitorados durante oito anos. Os pesquisadores compararam as mulheres que comiam nozes todos os dias durante a gravidez com as mulheres que consumiam "raramente" e descobriram que havia um aumento entre 40% e 60% nas chances de sintomas de asma em geral, respiração difícil e uso de esteróides nos filhos.

O estudo, divulgado pela revista científica American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, examinou o efeito do consumo de diferentes tipos de nozes e também de amendoim, que não é considerado uma noz verdadeira em termos botânicos. O amendoim já é associado a alergias.

Além disso, a pesquisa também descobriu taxas de asma mais baixas em filhos de mulheres que comeram mais frutas durante a gravidez. Os especialistas sugerem, no entanto, que outros aspectos de um estilo de vida mais saudável, seguido por estas mulheres, podem ser os responsáveis.

Os fatores durante a gravidez, ou no início da vida, que levam algumas crianças a desenvolver asma ainda não estão totalmente esclarecidos. A asma pode ser registrada em vários membros de uma mesma família, o que sugere um forte componente hereditário, mas o ambiente ainda tem um papel importante no desenvolvimento da doença.

Notícia retirada da fonte:

BBC Brasil

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter