RedePsi - Psicologia

Notícias

Primeiro Prêmio Paradigma de Análise do Comportamento

Prezados amigos…
      
É com satisfação que informamos os trabalhos vencedores do Primeiro Prêmio Paradigma de Análise do Comportamento.

Prezados amigos…
      
É com satisfação que informamos os trabalhos vencedores do Primeiro Prêmio Paradigma de Análise do Comportamento.

Melhor Trabalho de Conclusão de Curso
        
Dhayana Inthamoussu Veiga

"Brincando de caça ao tesouro: uma análise experimental do controle por instruções"

> Trabalho orientado por Andréia Schmidt, na Universidade Positivo.
         

Melhor Monografia de Especialização
 
Mônica Bessa Oliveira

"Leitura analítico-comportamental da proposta de intervenção terapêutica em entrevista motivacional com enfoque na dependência química"

> Trabalho orientado por Hérikade Mesquita Sadi, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
       

Melhor Dissertação de Mestrado
 
Paulo André Barbosa Panetta

"O efeito de diferentes durações de luz sobre a aquisição e manutenção da resposta de pressão à barra com atraso de reforço"

>Trabalho orientado por Roberto Alves Banaco, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
       
        
Melhor Tese de Doutorado
        
Ana Lúcia Alcântara de Oliveira Ulian

"Uma sistematização da prática do terapeuta analítico-comportamental: subsídios para a formação"

> Trabalho orientado por Edwiges Ferreira de Matos Silvares, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo.
        

Fabíola Alvares Garcia-Serpa

"Aquisição, generalização e manutenção de comportamentos sociais em meninos considerando diferentes repertórios empaticos no passado"

> Trabalho orientado por Sônia Beatriz Meyer, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínicada Universidade de São Paulo.
       

MelhorApresentação Oral

        
Dhayana Inthamoussu Veiga

"Brincando de caçaao tesouro: uma análise experimental do controle por instruções"
        

O Primeiro Prêmio Paradigma foi criado para incentivar e reconhecer aprodução acadêmica em análise do comportamento. Recebeu a inscrição de 22 trabalhos apresentados e defendidos em instituições de ensino superior no ano de 2007.

No total, 3 teses de doutorado, 2 dissertações de mestrado, 3 monografias de cursos de especialização e 13 trabalhos de conclusão de curso concorreram à premiação do melhor trabalho, em cada uma dessas categorias.
        
A comissão julgadora desses trabalhos foi composta por expoentes da comunidade de analistas do comportamento que atenderam ao nosso convite para participarem da análise dos trabalhos inscritos (veja a lista dos cientistas envolvidos nas análises dos trabalhos na página do Paradigma: www.nucleoparadigma.com.br).
        
Cada trabalho foi avaliado por três pareceristas que a eles atribuíram uma pontuação. Essas pontuações foram ponderadas tomando em consideração o seguinte procedimento: duas das pontuações mais próximas entre si receberam peso 2; aquela mais discrepante das demais recebeu peso 1; os indices foram então somados e divididos por 5, resultando num escore classificatório. Esse escore foi tomado como decisivo para a atribuição dos Prêmios em cada categoria. Quando a diferença entre o primeiro e o segundo lugar foi menor que um ponto, considerou-se empate.

Os cinco trabalhos melhor avaliados pela comissão julgadora em cada categoria receberam menção honrosa e seus autores foram convidados a apresentá-los em uma jornada científica que ocorreu no dia 05/07/08 na sede do Núcleo Paradigma.

Os trabalhos apresentados concorreram ainda a uma votação, dentre os participantes da jornada, para a escolha da "Melhor apresentação oral".

No final do dia ocorreu ainda uma palestra, proferida pelo Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, Professor titular da UFPA e representante de área na CAPES sobre o tema "Desafios da Análise do Comportamento em Contextos Acadêmicos"
      
Para nós da equipe do Núcleo Paradigma foi uma enorme satisfação ter vivido o clima de troca científica e o espírito de respeito entre todos os participantes concorrentes e público. Este foi um incentivopara a continuidade do projeto Prêmio Paradigma que, com certeza, terá sua segunda edição no próximo ano, para a premiação dos trabalhos defendidos em 2008. Agradecemos a todos os envolvidos no processo. 

Grande abraço
Roberto Alves Banaco
Denis Roberto Zamignani
Roberta Kovac
Joana Singer Vermes

Paradigma Núcleo de Análise do Comportamento
55-11-3864-9732
www.nucleoparadigma.com.br
[email protected]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter